Início » Parque de Itapuã completa 50 anos preservando belezas naturais e patrimônio histórico

Parque de Itapuã completa 50 anos preservando belezas naturais e patrimônio histórico

por Daiane Giesen
368 visualizações

A 57 quilômetros da movimentada Porto Alegre, a natureza exibe um reduto no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão. Entre dois grandes corpos d’água que se abraçam, o lugar proporciona uma visão contemplativa. Santuário de belezas naturais, o local também guarda vestígios de importantes fatos históricos, como episódios da Revolução Farroupilha. Com um cenário exuberante e inspirador, o parque completa 50 anos nesta sexta-feira (14/7), celebrando o valor da preservação ambiental e do patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.

No local, se encontram o Lago Guaíba e a Laguna dos Patos. A composição abarca ainda lagoas internas, destacando-se a Negra. As águas que banham a reserva são como um mar doce dentro do território gaúcho. Ao fundo, a imensidão das águas toca o céu pincelando diferentes tons de azul e, na caminhada pela praia, as belezas são tão numerosas quanto os grãos de areia.

O parque foi instituído em 14 de julho de 1973, por meio de decreto estadual. Com uma área de mais de 5,5 mil hectares, além das praias e dunas, a paisagem combina ilhas, morros, costões rochosos, lagoas e banhados, que se ajustam em harmonia. O espaço agrega ainda trilhas ecológicas e sítios arqueológicos.

“O Parque Estadual de Itapuã é ímpar porque tem uma variedade de ecossistemas, com uma fauna e flora bastante diversificadas. Ele abriga um mosaico com os mais variados ambientes, onde encontramos uma transição entre os biomas Pampa e Mata Atlântica, o que permite a existência de muitas espécies. O parque é muito completo porque, além dessa biodiversidade, conta um pouco da história do Rio Grande do Sul”, explicou a gestora da unidade, a bióloga Dayse Rocha.

Em comemoração ao aniversário do parque, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) promoverá o ingresso solidário. Na entrada da unidade, o pagamento em dinheiro será substituído pela doação de 1 quilo de alimento não perecível. A ação ocorrerá durante todo o fim de semana, desta sexta-feira até domingo (16/7). As arrecadações serão destinadas a aldeias indígenas localizadas nos arredores do parque.

Fonte: Secom

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade