Início » Recuperação do setor agrícola no Estado impulsionada pelo aumento na produção de soja

Recuperação do setor agrícola no Estado impulsionada pelo aumento na produção de soja

Produção da soja deve ser 38,9% maior neste ano na comparação com 2022

por Daiane Giesen
238 visualizações

De acordo com o Boletim de Conjuntura divulgado pelo governo gaúcho nesta terça-feira (11), a recuperação da produção agrícola no Rio Grande do Sul em 2023, especialmente da soja, terá um impacto positivo sobre o setor. Apesar da estiagem que afetou o estado no início deste ano, espera-se um aumento de 38,9% na quantidade produzida de soja em comparação com 2022, quando a falta de chuvas resultou em perdas mais severas.

A redução dos preços das commodities agrícolas no mercado internacional durante o primeiro semestre de 2023 foi explicada pelo desempenho abaixo do esperado da economia mundial e pelas boas perspectivas para a produção das principais culturas agrícolas.

Esse movimento resultou em uma queda nos preços de alguns dos produtos de exportação do Rio Grande do Sul em relação ao mesmo período do ano passado, como a soja (-23,8%), o milho (21,9%) e o trigo (25,9%). Apesar disso, a inflação também apresentou uma queda na maioria das economias mundiais, incluindo o Brasil, embora permaneça em níveis elevados.

O Boletim de Conjuntura, elaborado pelos pesquisadores do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Bruna Kasprzak, Martinho Lazzari e Tomás Torezani, analisa questões do contexto internacional, nacional e estadual, fornecendo perspectivas.

Enquanto as estimativas indicam uma recuperação na agropecuária, embora em níveis inferiores aos de 2021, que foi o último ano sem estiagem, o cenário permanece desafiador na indústria e no comércio. Na indústria de transformação, o setor industrial mais significativo do Rio Grande do Sul, a produção continua em tendência de queda iniciada no primeiro semestre de 2022, e os empresários industriais enfrentam uma baixa confiança.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade