Início » Rio Grande do Sul lidera como Estado brasileiro com mais geoparques reconhecidos pela Unesco

Rio Grande do Sul lidera como Estado brasileiro com mais geoparques reconhecidos pela Unesco

por Grupo Ceres
57 visualizações

O Rio Grande do Sul recebeu uma honra internacional nesta quarta-feira (24), durante a 216ª reunião do Conselho Executivo da Unesco em Paris. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura reconheceu dois geoparques do estado: Quarta Colônia e Caçapava do Sul. Essa nomeação é resultado de um longo processo conduzido pela comunidade local, com a participação de representantes do setor público e privado, além da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Com essa conquista, o Rio Grande do Sul se torna o estado brasileiro com o maior número de geoparques mundiais. Até então, apenas três outros territórios no país haviam recebido essa classificação da Unesco: Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Seridó (Rio Grande do Norte) e Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí). Vale ressaltar que outro geoparque no território gaúcho, Raízes de Pedra, localizado na região central do estado, também busca o reconhecimento.

No ano passado, uma equipe de avaliadores da Unesco visitou o Rio Grande do Sul para conhecer os atrativos turísticos, culturais e históricos dos locais, que justificam a concessão do título de geoparque mundial. A Unesco reconhece a singularidade geológica das regiões e contribui para o desenvolvimento local por meio de uma estratégia bem elaborada. Esse título serve como incentivo para a conservação do patrimônio natural e cultural, além de promover a educação ambiental, a geração de renda por meio de iniciativas privadas, o empreendedorismo e o turismo sustentável.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade