Início » Campanha Maio Amarelo busca a conscientização pela vida

Campanha Maio Amarelo busca a conscientização pela vida

por Grupo Ceres
48 visualizações

No intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância de adotar comportamentos mais seguros no trânsito e reduzir o número de acidentes, o movimento internacional conhecido como Maio Amarelo ganha destaque. Sob o tema “No trânsito, escolha a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a campanha recebe apoio de diversos setores governamentais, órgãos e instituições públicas e privadas relacionadas ao setor dos transportes.

Segundo Evaldo Harnisch, professor do Centro de Formação de Condutores Alto Jacuí, há uma década o Maio Amarelo tem sido o mês dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito. “Esta já é a décima edição do Maio Amarelo, que começou no Brasil em 11 de maio de 2004, quando a ONU estabeleceu a campanha como um movimento mundial”, declarou Harnisch.

O nome “Maio Amarelo” está diretamente relacionado às placas de sinalização de trânsito, que alertam para atenção e precaução. Durante todo o mês de maio, uma série de atividades são realizadas ao redor do mundo com o objetivo de orientar motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que contribuam para a redução de acidentes e mortes.

Infelizmente, acidentes e mortes no trânsito ainda representam uma realidade alarmante no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 40 mil pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de trânsito. Além disso, muitas outras sofrem lesões graves ou permanentes decorrentes desses incidentes.

O professor ressalta que a principal causa de acidentes no trânsito é a alta velocidade e ultrapassagens em locais proibidos, seguidos pela combinação de álcool e direção, bem como o uso de celular enquanto se conduz o veículo.

Graças à campanha ao longo da última década, foi possível observar uma redução no número de acidentes de trânsito. Durante a pandemia, essa redução chegou a 50%, alcançando a meta estabelecida pela ONU.

Em 2021, em Genebra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, com o objetivo de prevenir pelo menos 50% das mortes e lesões relacionadas ao trânsito até 2030. A ONU, em colaboração com parceiros da UN Road Safety Collaboration, desenvolveu um Plano Global para essa Década de Ação.

O Maio Amarelo, aliado a esforços internacionais, visa promover uma mudança de mentalidade e comportamento, priorizando a segurança e a preservação de vidas no trânsito. A conscientização e ações concretas são fundamentais para que essas metas ambiciosas sejam alcançadas e para que todos possam des

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade