Início » Saúde Regional sofre com déficit orçamentário

Saúde Regional sofre com déficit orçamentário

por Grupo Ceres
52 visualizações

O Hospital de Caridade de Carazinho notificou os municípios que o serviço de nefrologia está deficitário. Segundo a direção do Hospital há um déficit de R$ 8.000,00 mensais. Para tratar sobre o assunto o Secretário de Saúde Marco costa participou de reunião realizada na quarta-feira (22) em Carazinho com os 13 municípios referenciados foi colocada a situação do serviço.

 

A direção sugeriu que os municípios complementassem os valores, o que não é possível pois os serviços de alta complexidade são de responsabilidade da união e do estado. Ao final da reunião, ficou decidido que serão chamados os Prefeitos dos municípios para que pressionem o Estado e o Ministério da Saúde para que revisem o teto financeiro da unidade de nefrologia(hemodiálise) instalada no HCC.

 

Na mesma oportunidade foi realizada reunião da micro regional formada por sete municípios que acessam exames e consultas de média complexidade através da Secretaria de Saúde de Carazinho, que detém a gestão plena dos recursos e atende a micro região. Há uma pressão dos municípios em função da diminuição na oferta de serviços que vem ocorrendo sistematicamente ao longo dos últimos anos.

 

Carazinho alega que o teto financeiro da gestão plena não é reajustado há muito tempo e não consegue dar conta de todos os serviços. Na oportunidade houve uma pactuação provisória de quantitativos de exames, que segundo a gestão de Carazinho, é possível fornecer no momento. Conforme o Secretário Marco Costa neste sentido há um protocolo junto ao Ministério da Saúde para ampliação do teto financeiro.

 

 

 

Jaques Petry
Jornalista (MTE 0018162/RS)
Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não Me Toque/RS.
Fone: 54-3332-2600 Ramal: 608

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade