Início » Inadimplência atinge 28% dos produtores rurais do Brasil

Inadimplência atinge 28% dos produtores rurais do Brasil

por Daiane Giesen
313 visualizações
Foto: Divulgação

O mais recente levantamento da Serasa Experian, que abrangeu todas as 27 unidades federativas do Brasil, revelou que, em julho deste ano, 28% dos agricultores brasileiros estavam com problemas de inadimplência. De acordo com Marcelo Pimenta, responsável pelo agronegócio na empresa, esse percentual pode ser considerado relativamente baixo.

A pesquisa apontou que a idade desempenha um papel importante na questão da inadimplência no setor rural. Os resultados indicam que os agricultores com mais de 60 anos apresentam uma taxa menor de inadimplência, enquanto aqueles com idades entre 18 e 25 anos registraram índices mais elevados.

A análise também revelou que a região Sul do país teve o menor índice de inadimplência, com apenas 15% dos agricultores com problemas financeiros, seguida pelo Sudeste (24,6%), Centro-Oeste (30,4%), Nordeste (33,8%) e Norte (40,1%).

Ao olharmos para os estados individualmente, o Amapá se destacou com o maior percentual de agricultores inadimplentes, enquanto Santa Catarina apresentou a situação mais positiva.

A Serasa Experian enfatiza que os agricultores que atuam como pessoas físicas precisam adotar práticas de planejamento financeiro semelhantes às dos consumidores comuns. Isso inclui o acompanhamento dos movimentos do mercado relacionados aos custos de insumos e aos preços futuros de suas colheitas, visando um melhor controle das finanças.

O uso do seguro rural pode ser uma medida eficaz para proteger os agricultores contra riscos associados a condições climáticas adversas, como chuvas excessivas, seca e geadas. Em caso de ocorrência desses eventos, o seguro pode ser acionado para cobrir as obrigações financeiras junto a financiadores e parceiros, evitando assim que o nome do agricultor seja incluído em listas de inadimplentes.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade