Nesta sexta-feira, 18 de agosto, às 10h30, em Ibirubá, foi realizada a cerimônia que marca a fase inicial da construção de pavimentação asfáltica em três estradas importantes da região. Essas estradas incluem a ERS-506 entre Santa Bárbara do Sul e Ibirubá, a ERS-510 entre Fortaleza dos Valos e Cruz Alta e a ERS-451 e entre Não-Me-Toque e Colorado na ERS-451. O projeto é um esforço de colaboração envolvendo empresas do setor privado, Coprel e Rede de Farmácias São João, além da participação governamental.
Janio Stefanelo, Presidente da cooperativa de energia Coprel, enfatizou a importância deste momento, afirmando que é um desenvolvimento notável para a região. A singularidade do projeto reside na colaboração entre o setor privado, que está alocando fundos ICMS previamente designados para o projeto, a contribuição do governo estadual e o envolvimento das comunidades locais. Stefanelo expressou gratidão às entidades contribuintes e destacou a perspectiva de implementação eficiente das obras de construção.
Abel Grave, Prefeito de Ibirubá e Presidente da COMAJA (Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí), caracterizou a cerimônia como um evento histórico. Ele mencionou a aspiração de décadas por essas melhorias nas estradas e reconheceu os esforços coletivos que levaram à sua concretização. Grave destacou o papel desempenhado por várias partes interessadas, incluindo o governo estadual, Coprel, Rede de Farmácias São João e os municípios regionais, para tornar este projeto uma realidade. Ele também comemorou os passos contínuos em direção ao progresso, desde a assinatura inicial até a liberação dos fundos e o espírito colaborativo por trás de cada marco alcançado.
O Prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, Maninho, elogiou a parceria com a Coprel e a Rede de Farmácias São João. Ele relembrou como as duas empresas abraçaram prontamente o projeto, demonstrando seu entusiasmo pelo envolvimento imediato. “A colaboração entre entidades públicas e privadas, bem como o papel de apoio desempenhado por vários funcionários, contribuíram significativamente para o avanço do projeto”, destaca.
O Vice-Prefeito Gilson Lari Trennepohl frisou a bem-sucedida realização do projeto, dadas as dificuldades iniciais. Ele enfatizou que o feito do projeto foi inédito e traria crescimento econômico, oportunidades de emprego e aumento de renda para a região. Ele citou a história de décadas da estrada ERS-451, ressaltando seu potencial transformador tanto para Não-Me-Toque quanto para Colorado.
A cerimônia inaugural do acordo de pavimentação asfáltica para essas estradas é um testemunho dos esforços colaborativos entre entidades públicas e privadas, comunidades locais e apoio governamental. O início deste projeto marca um passo significativo em direção a uma maior conectividade regional, desenvolvimento econômico e melhoria da infraestrutura.