A semeadura é uma das etapas mais importantes dentro do processo produtivo. Para que seja bem-feita, é indispensável a correta manutenção e regulagem da semeadora. De 7 a 11 de agosto, a Cotrijal promoveu curso sobre o assunto em diversas unidades, atendendo cerca de 200 produtores.
O consultor Marcos Haerter abordou aspectos básicos da manutenção e regulagem e esclareceu dúvidas dos produtores, apontando detalhes que podem fazer a diferença. A manutenção, segundo ele, deve ser feita cerca de um mês antes da semeadura. Na máquina mecânica, é fundamental revisar, principalmente, discos e anéis. Na pneumática, estar atento ao vácuo.
No momento da semeadura, o produtor deve parar com frequência para verificar se o processo está ocorrendo de forma adequada. “A semeadura desuniforme resulta em emergência desuniforme e perdas de produtividade. No milho, numa semeadora com 10 linhas, se uma apresentar problemas, podemos ter 10% de perdas”, exemplificou.
O associado Heitor José Palharini, de Não-Me-Toque, aprovou a realização do curso. “O consultor falou de diversos detalhes que, juntos, podem fazer grande diferença para que a gente consiga implantar de forma adequada a cultura. Foi muito válido”, agradeceu.
O curso teve quatro horas de duração em cada unidade, incluindo parte teórica e prática. A realização teve a parceria da Agroceres e da Bayer.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal