A empresa de tecnologia Microsoft revelou hoje que hackers baseados na China invadiram as contas de e-mail de várias agências governamentais dos Estados Unidos. A investigação sobre atividades suspeitas de e-mail foi iniciada pela empresa em 16 de junho.
De acordo com a Microsoft, um usuário identificado como Storm-0558 obteve acesso a aproximadamente 25 organizações, incluindo agências governamentais, com o objetivo de obter informações. Embora os alvos específicos não tenham sido divulgados pela empresa, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA confirmou a detecção de atividades suspeitas e a tomada de medidas imediatas para proteger os sistemas de informação. O governo, no entanto, não forneceu informações adicionais sobre o incidente.
Segundo relatos do jornal “The Washington Post”, aparentemente as Forças Armadas, a comunidade de Inteligência e as contas militares de e-mail não foram comprometidas. As contas de e-mail que foram invadidas não eram consideradas confidenciais.
De acordo com o jornal, os endereços de e-mail do Departamento de Estado e da secretária de Comércio, Gina Raimondo, foram afetados.
A rede CNN disse que os hackers chineses tiveram como alvo um pequeno número de agências federais e as contas de funcionários específicos de cada agência.