Início » Bombeiro voluntário destaca os cuidados com aquecedores durante o inverno

Bombeiro voluntário destaca os cuidados com aquecedores durante o inverno

por Grupo Ceres
277 visualizações

Os dias frios do inverno trazem a necessidade da utilização de fogões a lenha, lareiras e aquecedores. No entanto, a utilização de aquecedores traz também um grande risco de várias situações que podem ocasionar incêndios.

De acordo com o bombeiro voluntário, Nilton Scalco, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Não-Me-Toque, nessa época o cuidado deve ser redobrado para evitar danos e acidentes. “Se a estação elétrica não foi dimensionada pra comportar uma quantidade tão grande da energia. Os aquecedores com base de resistência, aquecedores a óleo, eles geram uma demanda muito grande energia e um superaquecimento na rede elétrica, então se a rede não estiver compatível com esses aparelhos pode gerar um princípio de incêndio e causando danos graves,” explica o bombeiro voluntário.

Na utilização de fogões a lenha ou lareiras se deve atentar as chaminés que deverão sofrer manutenção e limpeza em seu interior antes da utilização no período de inverno, pois aquela fuligem, acumulada dentro das chaminés é inflamável”.

Outro cuidado importante para se ter nas residências é o superaquecimento do chaminé, que pode provocar a condução de calor, iniciando um princípio de incêndio no telhado, gerando uma ocorrência de grande proporção.

Conforme o bombeiro voluntário, as lareiras ecológicas também precisam de um cuidado especial, pois são alimentadas com álcool combustível (etanol ou etílico), que se não bem manuseado podem causar danos como queimaduras, incêndio e a queima de oxigênio, sendo importante não manter o produto perto da lareira para evitar o aquecimento.

Assim como as lareiras, os aquecedores elétricos e a gás exigem um cuidado especial para evitar possíveis complicações na parte elétrica, podendo ocasionar incêndios, sendo importante ficar atento quanto a capacidade de consumo de energia e manter tapetes, sofás, móveis, cortinas, materiais combustíveis e a cama, afastados desses equipamentos.

Ao primeiro sinal de sinistro, é indicado ligar para Corpo de Bombeiros Militar, através do telefone 193.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade