Início » 6ª Coordenadoria já tem grupos prioritários iniciais com vacinação concluída

6ª Coordenadoria já tem grupos prioritários iniciais com vacinação concluída

por Grupo Ceres
81 visualizações

A partir do início da vacinação contra o novo coronavírus, surge a expectativa para o efetivo sinal na diminuição dos casos graves de Covid-19, principalmente com o registro de internações em UTI e óbitos.

O Coordenador Adjunto da 6ª CRS, com sede em Passo Fundo, João Fernando Bohrer, destaca que ainda é cedo para se previr quando essa diminuição será efetivamente percebida, muito porque, a Covid-19 é uma doença nova.

Alguns profissionais estimam que a vacinação de 30% da população geral ou até mesmo 70% do público dito prioritário, já seria suficiente, no entanto, João Fernando diz não ser possível, neste momento, trabalhar com este número, muito em virtude de não possuir um cronograma exato de recebimento das doses do imunizante.

O Ministério da Saúde estima vacinar 63 milhões de pessoas. O Rio Grande do Sul, efetivamente, já imunizou 93,4 mil pessoas. Mesmo que o número seja bem volátil, o Coordenador Adjunto estima que 5 mil pessoas, integrantes da 6ª CRS, já tenham recebido a vacina. Ouça:

O RS recebeu no final de semana 116 mil doses da vacina AstraZeneca, que agilizou o quantitativo de pessoas imunizadas, porém, não há perspectiva de quanto novas doses chegarão ao Estado, nem de qual farmacêutica virá, visto que, há tratativas do Governador Eduardo Leite em adquirir a Sputnik V, vinda da Rússia.

A liberação desta nova fornecedora ainda necessitará de aprovação por parte da ANVISA, situação que não há perspectiva de tempo para acontecer. João Fernando destaca também, que há um cronograma para o seguimento das imunizações, ou seja, quem recebeu a primeira dose, tanto da CoronaVac como da AstraZeneca, receberá, assim que disponibilizada, a segunda dose do imunizante. Ouça:

Informação importante disponibilizada pelo profissional é que todas as pessoas que residem em Lar de Idosos de Longa Permanência e Indígenas Aldeados já foram imunizadas, se tratando da área de abrangência da 6ª Coordenadoria de Saúde.

A liberação das vacinas aos municípios segue o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde, qual estipula o quantitativo a ser repassado. Cronograma este que a 6ª CRS seguirá até o final da vacinação.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade