O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reporta nesta terça-feira (12), às 13h00 (horário de Brasília), seu novo boletim mensal de oferta e demanda para a safra americana e mundial. E as expectativas dos participantes do mercado é que o órgão revise para cima as projeções para as produções de soja e milho norte-americanas.
Os investidores apostam em números entre 116,35 milhões a 120,56 milhões de toneladas para a safra de soja dos EUA na temporada 2018/19. No relatório anterior, o número projetado foi de 116,48 milhões de toneladas.
Para o milho, as estimativas dos participantes do mercado para a produção giram em torno de 356,64 milhões a 370,96 milhões de toneladas. Em maio, a estimativa ficou em 356,64 milhões de toneladas do cereal.
Segundo explica o consultor de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, esses são os números mais aguardados pelos traders e a perspectiva de aumento na safra é decorrente do clima favorável no Meio-Oeste americano até o momento. “E, por isso, vemos essa queda mais forte nos contratos de soja e milho na Bolsa de Chicago (CBOT) nesta segunda-feira (11)”, completa.
Na tarde desta segunda-feira, os contratos futuros da soja recuavam mais de 1% na Bolsa de Chicago. Os futuros do milho exibiam desvalorizações de mais de 2%.
Até a semana anterior, cerca de 75% das lavouras de soja apresentavam boas ou excelentes condições. No milho, o percentual era de 78%. O USDA atualiza as condições das lavouras no final da tarde desta segunda-feira.
Já a produtividade das lavouras de soja dos EUA é estimada entre 55 sacas a 56,7 sacas por hectare, contra as 55 sacas de soja projetadas em maio. Para o milho, os números estão entre 183,2 sacas e 186,9 sacas do grão por hectare. No último reporte, a projeção ficou em 184,15 sacas por hectare.
Fonte: Notícias Agrícolas