Carlos Rivaci Sperotto (In Memoriam), presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) será o homenageado da 14ª edição do Troféu Semente de Ouro. A definição ocorreu na tarde desta segunda-feira (29), em reunião realizada pela presidente do Poder Legislativo de Não-Me-Toque, Marina Fátima Trennepohl Crestani – Neca com o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.
O Troféu Semente de Ouro será entregue à familiares de Sperotto, no dia 05 de março, às 16h30min, no Auditório Central, da 19ª Expodireto Cotrijal.
Sperotto foi presidente da Farsul por mais de 15 anos, sendo o líder que mais tempo permaneceu no cargo. Em 2015, ele venceu mais uma eleição para presidência da entidade, para o triênio 2016/2017/2018. Muito engajado no setor rural, o presidente da Farsul, ainda acumulava a presidência do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae RS) e era também vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Natural de Palmeira das Missões, era médico veterinário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de produtor de grãos e criador de ovinos.
Durante os seus mandatos, Sperotto protagonizou embates com o Movimento do Sem Terra (MST), devido a invasões de propriedades, também lutou pela regulamentação do plantio de soja transgênica no Estado e esteve à frente das negociações com Brasília para resolver o problema de dívidas dos produtores.
Sperotto faleceu no dia 23 de dezembro de 2017, aos 79 anos, vítima de câncer no esôfago. Em entrevista ao portal do Canal Rural, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, ressaltou o legado deixado por Sperotto no comando da Farsul e vislumbrou o futuro da entidade. “Ele foi uma pessoa fantástica, um excelente amigo e lutador que deixa uma história bonita e tenho certeza que a sequência da Farsul, pelos seus diretores, saberão conduzir muito junto com seus sindicatos essa história que ele nos deixa.”
O Troféu:
O Troféu Semente de Ouro foi instituído pela Lei Municipal nº 3.046, por solicitação da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque. Em treze edições, já foram homenageados: o presidente da Cotrijal Nei César Mânica – 2005; diretora da revista Plantio Direto Juliana Borges – 2006; governador (2003-2006), Germano Rigotto – 2007; Emater/Ascar-RS – 2008; ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues – 2009; governadora Yeda Crusius – 2010; senadora Ana Amélia Lemos – 2011 – ex-ministro da Agricultura Francisco Sérgio Turra – 2012; empresário rural e comunicador Breno Pinheiro Prates – 2013; empresário e jornalista, vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sergio Pinto – 2014; Stara – 2015, Odacir Klein – 2016 e Antônio Sartori – 2017.
A premiação tem como objetivo valorizar o trabalho de pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da Expodireto Cotrijal e consequentemente do agronegócio brasileiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque