A delegação brasileira encerrou sua participação no World Series de natação paralímpica, sediado em Limoges (França), no domingo (9), acumulando um total de 24 conquistas, distribuídas entre dez medalhas de ouro, dez de prata e quatro de bronze, considerando as categorias adulto e júnior.
Composta por 16 atletas, a equipe brasileira alcançou três medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze somente no último dia de competição. O paulista Samuel Oliveira conquistou ouro nos 50 metros costas da classe S5, enquanto Gabriel Bandeira, também paulista, levou o ouro nos 100 metros borboleta da classe S14, e Talisson Glock, de Santa Catarina, venceu nos 400 metros livre da classe S6.
O evento em Limoges serviu como preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris, que terão início em 28 de agosto. Esta etapa sucede a competição em Berlim (Alemanha), na qual o Brasil obteve um total de 20 medalhas, incluindo sete ouros, seis pratas e sete bronzes, entre adultos e juniores, além de dois recordes mundiais.
As seletivas da natação paralímpica brasileira para Paris 2024 foram concluídas em 18 de abril, com a Primeira Etapa do Circuito Nacional Paralímpico. No total, 29 atletas registraram marcas que atendem aos critérios de qualificação estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O Brasil possui 37 vagas garantidas para as disputas de natação em Paris 2024, distribuídas em 21 masculinas e 16 femininas. A lista final dos nadadores selecionados será anunciada em convocação oficial, prevista para ocorrer entre o final de junho e o início de julho.