A Marinha do Brasil (MB) comunicou o despacho do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o maior navio da Força Naval, para Rio Grande (RS). A embarcação está programada para chegar na quarta-feira, a fim de reforçar o suporte às comunidades afetadas pelas enchentes e tempestades severas que têm causado estragos no Estado.
Com uma estrutura semelhante à de uma operação militar, a MB está mobilizando quatro navios, 20 embarcações, 12 aeronaves e centenas de militares. Esta situação lembra a resposta dada em fevereiro do ano passado, quando fortes tempestades atingiram o litoral norte de SP, especialmente em São Sebastião. O esforço da Marinha em SP ficou conhecido como Operação “Abrigo Pelo Mar”.
O NAM “Atlântico” transportará duas unidades móveis de tratamento de água, capazes de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora, para atender parte da demanda das cidades afetadas pela escassez desde o rompimento das barragens.
Além do “Atlântico”, a Marinha está mobilizando o Navio de Apoio Oceânico “Mearim” e o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, equipados com três pequenas embarcações, que partirão para o Rio Grande do Sul na terça-feira; e a Fragata “Defensora”, que partirá na quarta-feira, transportando doações e suprimentos.
Para auxiliar no resgate de pessoas isoladas e no transporte de suprimentos através de áreas alagadas, o “Atlântico” levará oito embarcações de médio e pequeno porte, que, juntamente com as oito lanchas em uso no estado desde 30 de abril, aumentarão o número de recursos aquáticos disponibilizados pela MB.
O trabalho das equipes de resgate aéreo da Marinha, que já salvaram mais de 150 pessoas desde o início da operação, receberá o reforço de mais oito aeronaves com a chegada dos navios, além das quatro que já estão em prontidão no estado. Serão, portanto, doze helicópteros no total, em um esforço contínuo para resgatar os moradores isolados em áreas de difícil acesso.
Também serão enviadas 40 viaturas e 200 fuzileiros navais para ajudar na desobstrução das vias de acesso, juntamente com equipes de apoio à saúde compostas por médicos e enfermeiros.