Maior rede varejista de medicamentos do Sul do Brasil, a Rede de Farmácias São João teve sua trajetória e contribuição à comunidade reconhecidas nessa quarta-feira (13), quando o grupo recebeu a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A homenagem, uma das mais importantes oferecidas pelo Parlamento gaúcho, foi entregue ao fundador do grupo, o empresário Pedro Henrique Brair, em cerimônia que lotou o Salão Júlio de Castilhos.
A entrega da medalha foi proposta pelo deputado estadual Dr. Thiago Duarte (União), que enfatizou que as Farmácias São João são uma instituição que “transcende os limites do empreendedorismo, alcançando o coração de comunidades e indivíduos ao longo de décadas”. O parlamentar celebrou a jornada de Brair como uma uma história de “resiliência, inovação e dedicação”, completando que “cada loja é um elo entre a comunidade e a busca de uma vida saudável”.
Representando a Mesa Diretora da Assembleia, o deputado estadual Professor Cláudio (Podemos) ressaltou que empreender no Brasil é “tarefa de heróis” e criar uma rede com mais de mil lojas, como a São João, é para “muitíssimos poucos”. “Pedro é um ser humano com uma visão empreendedora única. Se a São João é sucesso, é a conjunção dessa visão com seus mais de 20 mil colaboradores que fazem da rede um orgulho para todos os gaúchos”, celebrou.
Pedro Henrique Brair agradeceu ao Parlamento pela honra de receber essa homenagem, que estendeu aos mais de 20 mil funcionários da rede, espalhados em mais de mil lojas em 300 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Compartilho esse reconhecimento com todos os nossos colaboradores e todas as pessoas que confiam na São João. Isso nos estimula a ser melhores a cada dia”, afirmou.
Com anos de experiência e determinação, Pedro adquiriu sua primeira farmácia em 1982 e, desde então, a rede tem conquistado a confiança e o apoio da comunidade. Com sua filosofia de que “saúde é uma dádiva e servir é a melhor oportunidade que temos”, Pedro se tornou uma figura admirada e respeitada no ramo. Além do sucesso empresarial, a São João também se envolve ativamente em ações sociais, contribuindo para o crescimento das comunidades locais e construindo um futuro melhor para as pessoas ao seu redor.
O empresário destacou que, apesar do mundo estar cada vez mais digital, a rede não perde de vista o valor do contato próximo com as pessoas. “Quem busca uma farmácia busca relacionamento, credibilidade, confiança. E queremos que cada vez que alguém entrar em nossas unidades, que ela possa se sentir acolhida”. Já passando de 1.050 lojas e mais de 10 milhões de clientes atendidos, a São João fechará dezembro com mais de 30 novas unidades e, para 2024, pretende seguir em expansão, ampliando a eficiência logística e, também, sua presença no e-commerce.
A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, como o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; o deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT); o Tenente-Coronel da Brigada Militar, Fábio Schmitt; os prefeitos de Ibirubá e Santa Rosa, Abel Grave e Anderson Mantei; e de representantes de entidades dos setores empresarial, médico e farmacêutico.