O Rio Grande do Sul deve enfrentar, a partir desta sexta-feira (6), um fim de semana de instabilidade meteorológica, gerado pela chegada de um novo sistema de baixa pressão, com muita umidade. A combinação de fatores promete chuvas intensas e temporais em diversas regiões do Estado, exigindo atenção e precaução por parte da população. O alerta foi emitido pela Sala de Situação da Defesa Civil e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.
As condições meteorológicas já começam a se modificar em algumas áreas nesta sexta. Mais ao sul do Estado, as regiões podem enfrentar pancadas isoladas acompanhadas de temporais. Contudo, a metade norte do Rio Grande Sul é a que requer maior atenção, já que as instabilidades ganham intensidade.
As chuvas, com potencial para temporais, devem se estender desde o noroeste, passando pela região central e dos Vales e indo em direção à parte nordeste do RS. Isso inclui áreas da Serra, Campo de Cima da Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte. O momento crítico será a tarde, quando as chuvas se intensificam e podem vir acompanhadas de queda de granizo e rajadas de vento.
Ao longo do sábado (7/10), as chuvas tendem a continuar intensas, com volumes extremamente elevados. Conforme a Sala de Situação, as estimativas apontam para um acumulado que pode variar de 150 a 250 mm. Os números demandam atenção por poder resultar em transtornos nas áreas atingidas.
Apesar de apresentar volumes um pouco menores em comparação com o sábado, no domingo (8/10) as chuvas persistem. A força das precipitações permanece e é importante que a população se mantenha alerta e tome as medidas necessárias para sua segurança.
Como agir em caso de emergência
Inundação:
- evite o deslocamento para regiões afetadas;
- se estiver seguro, permaneça em casa;
- se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;
- separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;
- evite atravessar as águas de carro ou a pé.
Vendaval:
- feche bem janelas e portas, evitando canalizações de ventos no interior da residência;
- desligue aparelhos elétricos e feche o registro da água e do gás;
- se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos.
Granizo:
- abrigue-se em local coberto e seguro, resistente a fortes ventos, onde não haja risco de destelhamentos;
- não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de quedas;
- não se abrigue sob coberturas frágeis de metal ou de vidro.
Em caso de qualquer emergência, ligue imediatamente para 190 (Brigada Militar), 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
A Defesa Civil do Estado emite alertas de forma regular, mantendo os cidadãos informados sobre situações críticas. Para receber as notificações no celular, basta enviar o CEP da sua residência para o número 40199.
Também é possível fazer cadastro via Whatsapp no serviço da Defesa Civil nacional. Para ter acesso, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou por este link e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.