Início » Banco Central lança moeda em comemoração aos 200 anos da 1ª Constituição do Brasil

Banco Central lança moeda em comemoração aos 200 anos da 1ª Constituição do Brasil

por Daiane Giesen
213 visualizações

Nesta quinta-feira, 11 de abril, o Banco Central do Brasil revelou o lançamento de uma moeda em celebração ao bicentenário da primeira Constituição do país. A peça, produzida em prata, terá o valor de R$ 5 e contará com uma tiragem inicial de três mil unidades, podendo chegar a até 10 mil exemplares, conforme informado em comunicado oficial.

Destinada a colecionadores, a moeda comemorativa será fabricada pela renomada Casa da Moeda, com cada unidade disponível pelo valor de R$ 440. A venda, programada para iniciar ainda hoje, será realizada exclusivamente através do site Clube da Medalha.

O evento de apresentação da moeda ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, contando com a presença de representantes do Banco Central, da Casa da Moeda e do Congresso Nacional.

Uma face da moeda traz a ilustração do manuscrito da primeira Constituição do Brasil, outorgada por D. Pedro I, juntamente com as legendas “Primeira Constituição”, “Poder Legislativo”, “200 Anos” e “1824-2024”. Na outra face, está representado o Palácio do Congresso Nacional, com referências aos plenários da Câmara e do Senado, além das legendas “BRASIL”, “2024” e “5 REAIS”.

Rodrigo Alves Teixeira, diretor de Administração do Banco Central, destacou que o lançamento da moeda é uma forma de perpetuar a memória da primeira Constituição na história brasileira. Ele ressaltou a importância do símbolo do Palácio do Congresso Nacional, representando o Poder Legislativo, e do livro aberto da Constituição, datado de 200 anos atrás.

A primeira Constituição do Brasil, outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824, menos de dois anos após a Independência, foi homenageada pelo Banco Central neste lançamento. Este texto constitucional estabeleceu uma monarquia constitucional hereditária e criou o Poder Legislativo bicameral, além dos outros Poderes Executivo e Judiciário.

Além deste marco, o Banco Central já lançou diversas moedas comemorativas ao longo de sua história, incluindo as peças de 2022 em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade