Início » Lula convida Zelensky para reunião em Nova York

Lula convida Zelensky para reunião em Nova York

Ambos participam da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na cidade.

por Daiane Giesen
783 visualizações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o seu colega da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para uma reunião presencial durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York. A informação foi confirmada pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que integra a comitiva de Lula nos Estados Unidos.

Segundo o senador, o Itamaraty ofereceu a Zelensky duas possibilidades de agenda: nesta segunda (18) ou nesta terça-feira (19). Nessas datas, Lula também deve se reunir com outros líderes estrangeiros.

Uma autoridade ucraniana afirmou que o encontro ainda está sendo avaliado e que “tudo dependerá da agenda dos dois líderes”. Lula e Zelensky nunca se reuniram presencialmente. Os presidentes do Brasil e da Ucrânia conversaram por telefone em março.

Em maio, o ucraniano tentou se encontrar com Lula durante a cúpula do G7 no Japão, mas o governo brasileiro alegou que problemas de agenda impediram a reunião.

O convite do governo brasileiro a Zelensky ocorre em um momento de críticas a declarações de Lula sobre a possibilidade de receber o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, marcada para novembro de 2024.

Zelensky tem cobrado de Lula uma posição mais firme a respeito da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Falas do petista sobre o conflito já foram criticadas por membros do governo ucraniano.

O petista tem defendido que um grupo de países, incluindo o Brasil, lidere uma saída negociada para o fim da guerra. Lula afirmou, no entanto, que não planeja visitar a Rússia e a Ucrânia enquanto não houver um cessar-fogo.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade