Ontem (02), uma equipe da Patrulha Ambiental (Patram) pertencente ao 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) realizou uma operação de patrulhamento ambiental e rural na modalidade embarcada na barragem de Ernestina. O objetivo principal da ação foi prevenir crimes ambientais, como pesca e caça predatória, que frequentemente ocorrem na região.
A patrulha percorreu as áreas de Volta do Jacuí e Rio Três de Passo, abrangendo os municípios de Marau e Nicolau Vergueiro. Durante o percurso, foram abordadas diversas embarcações, onde os ocupantes foram orientados sobre os petrechos de pesca permitidos, a importância da posse de documentos pertinentes e os cuidados essenciais com a navegação.
Além disso, os agentes da Patram também inspecionaram acampamentos de pescadores, onde alertaram os responsáveis sobre a necessidade de evitar a navegação durante a noite. Foi enfatizado aos barqueiros e ao pessoal dos acampamentos a importância de solicitar autorização por escrito dos proprietários das propriedades lindeiras à barragem, caso pretendam acampar nestas áreas.
Aqueles que forem abordados e não estiverem portando a devida autorização ou estiverem navegando serão solicitados a retornar.