Um episódio de uma série. Um treino curto na academia. Uma viagem de Não-Me-Toque até Ibirubá. Todas essas atividades costumam usar 40 minutos do seu dia. Esse também é o tempo necessário para o processo de uma doação de sangue. Cadastro, triagem, questionários, coleta, lanche. Cinco passos, 40 minutos, quatro vidas salvas. Você pode fazer o bem hoje!
Nesta sexta-feira (14) celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para marcar o junho vermelho, mês em alusão a causa, a Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque, juntamente da Associação Amigos do Sangue, Centro de Especialidades e Diagnóstico Júlia Billiart e o Hemocentro de Passo Fundo (Hemopasso), realizaram uma campanha de doação no último sábado, 08. Foram 87 bolsas de sangue coletas, um número significativo que pode beneficiar até 348 pessoas.
E ainda mais pessoas estavam dispostas a fazer a diferença! Secretária de saúde municipal, a enfermeira Liliane Erpen aponta que foram 120 cadastros realizados. “Foi uma campanha muito prazerosa e ajudamos muito. Tivemos várias inscrições, mas algumas não conseguimos coletar em virtude do limite de material. Porém, cada uma das bolsas coletadas poderá fazer a diferença. Os hemocentros dividem os componentes do sangue e eles ajudam várias pessoas ao mesmo tempo. É muito gratificante poder dar uma oportunidade para uma nova vida, para outro viver!”, salienta.
A ação, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, inicia o que Liliane espera que se torne uma tradição. “Queremos manter essa campanha anualmente e a estrutura da UBS é perfeita para que a gente consiga receber o ônibus do Hemopasso. Logo após a atividade, encaminhei um e-mail agradecendo e já solicitando uma nova data para o próximo ano, sempre no mês de junho que é ainda mais especial. Esperamos que em 14 de junho de 2025 eles estejam de volta aqui conosco”, detalha a secretária.
A comunidade de Não-Me-Toque e região pode realizar doações no Hemopasso ou no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). “As coletas são feitas por meio de agendamento por telefone ou on-line. A secretaria de saúde também pode ajudar no deslocamento, então é só conseguir conciliar essa viagem com uma que o nosso setor de transporte fará. Assim, o doador não tem nenhum custo e faz a sua parte”, ressalta Liliane que lembra, ainda, que são coletados 450 ml do líquido, uma punção que leva em torno de 15 minutos.
Você também pode ser um doador!
O atendimento no Hemopasso é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30, sob agendamento prévio pelos telefones (54) 3311.5555 ou (54) 3311.1427. Já no Serviço de Hemoterapia do HSVP, o atendimento é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia, e não necessita de reserva, mas a população pode sanar dúvidas pelo (54) 3316 4087. Para realizar a doação, o doador precisa estar apto, atendendo a alguns critérios. São eles:
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
- Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Acesse o site da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e saiba mais.