Um dos desafios da educação superior é a oferta de possibilidades que permitam e auxiliem a permanência dos estudantes. Entre os pontos mais destacados está a alimentação. Buscando iniciar um processo para atender essa demanda, a UPF inaugurou nesta sexta-feira, 7, o Laboratório de Nutrição e Restaurante Universitário, localizado junto ao Centro de Convivência, Campus I. Parceria entre a Universidade, Laboratório Experimental de Nutrição e Secretaria de Educação de Passo Fundo, com emenda parlamentar do deputado federal Elvino Bohn Gass, o Restaurante oferecerá, além de alimentação de qualidade, também espaços de formação, qualificação e capacitação para profissionais que atuam na rede municipal de ensino.
O projeto também tem em sua proposta realizar a análise sensorial e de qualidade nutricional de amostras de produtos em parceria com a rede pública de ensino; desenvolver novas preparações culinárias que contribuam com a alimentação acessível e de qualidade; além de realizar formações e capacitações com a comunidade escolar do município.
A iniciativa, ainda que esteja em fase experimental, vem ao encontro do desejo da própria Universidade em oferecer uma alimentação saudável, com um valor adequado para os estudantes, e ainda ser um espaço formativo e que reúne professores, estudantes e comunidade em uma troca constante. Para a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a ideia do restaurante vai muito além e propõe algo que fale das concepções da Universidade, do que é ensinado na Instituição e do que é vivido nas comunidades e nos diferentes espaços, centrada na interlocução forte com diferentes setores da sociedade. “Fala de um processo de ensino-aprendizagem, onde os estudantes podem ter essa experiência da gestão, do desenvolvimento das suas habilidades e competências. Essa proposta fala de uma Universidade Comunitária. Nesse lugar, nós temos muitos sonhos para serem sonhados juntos. E esse é um grande sonho, tenho certeza que a gente continuará crescendo e fazendo essas vidas todas se desenvolverem”, disse.
O deputado Elvino Bohn Gass destacou a importância da alimentação de qualidade e acessível para a permanência dos estudantes nas universidades. “Nós lutamos tanto pela educação para ter democracia no acesso e democracia na permanência na universidade, e sabemos que os jovens, às vezes, abandonam a sala de aula, porque faltam recursos para poderem se alimentar. O que eu vejo aqui é que a Universidade de Passo Fundo foi mais longe. Vocês transformaram a ideia de oferecer uma alimentação de qualidade em um laboratório, onde os próprios estudantes são protagonistas”, pontuou.
Todo o preparo será feito por estudantes do curso de Nutrição, com a supervisão dos docentes. Carlos Fauth, acadêmico do quinto semestre e chef do Restaurante Universitário destaca que a principal proposta do Laboratório é garantir segurança alimentar e nutricional para a comunidade acadêmica. “Aqui dentro, nós vamos garantir que isso aconteça, e nós vamos mostrar também o papel da Nutrição nisso, onde a gente consegue conciliar uma alimentação saudável, com produtos de procedência confiável, tudo isso juntando as preparações que sejam do agrado de todos. Nós podemos mostrar aqui que a alimentação saudável pode ser também muito gostosa”, comentou.
Como acadêmico, Carlos pontuou que o espaço é uma grande vitória dos estudantes da Universidade. “Fazia muito tempo que nós pensávamos nisso. E acredito que eu posso falar em nome de todos os acadêmicos aqui da Universidade, que isso é uma grande vitória. Todos que estão aqui conseguem entender que esse é um projeto com potencial enorme aqui dentro e que valoriza ainda mais nosso campo de trabalho”, frisou.
Funcionamento
O restaurante abrirá para a comunidade acadêmica na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, inicialmente, servirá almoço no formato self-service, das 11h às 13h30min, de segunda a sexta-feira. O valor do almoço será de R$ 10,00 para acadêmicos da UPF (mediante apresentação da carteirinha estudantil) e alunos do Integrado; e de R$ 20,00 para a comunidade em geral.
Como se trata de uma iniciativa experimental, neste primeiro momento, será necessário realizar a reserva do almoço por meio do formulário: Faça sua reserva.