Diante da maior catástrofe do Rio Grande do Sul e uma das maiores do país, hospitais e unidades de saúde foram diretamente afetados com as enchentes neste mês de maio. Num momento em que a população necessita de atendimento, muitos espaços para assistência junto aos profissionais de saúde ficaram completamente destruídos. Para diminuir os impactos das cheias no estado, a Rede de Farmácias São João está à frente de uma série de iniciativas. Entre as ações, firmou uma parceria com uma plataforma para consultas online gratuitas.
“Ao identificar a dimensão da tragédia no RS, rapidamente buscamos parceiros para organizar uma alternativa para atendimento às vítimas dos municípios que mais estão sofrendo com os impactos das enchentes. Dessa forma, nos aliamos a plataforma MPO Saúde, que já possuía robusta estrutura para atendimento online, com o nosso canal que concentra as demandas de tele entrega. Nós realizamos a triagem inicial dos pacientes e direcionamos para o time da plataforma o atendimento do médico que foi realizado conforme a demanda de cada um”, explicou Nicole de Lima, coordenadora de Suporte Técnico Farmacêutico, da Rede de Farmácias São João.
Mais de 1500 consultas remotas foram realizadas durante 17 dias, numa parceria entre Farmácias São João e MPO Saúde. A população teve atendimento nas especialidades de clínica geral, obstetrícia, pediatria, psiquiatria e psicologia.
“Somos uma plataforma de telemedicina, estabelecida aqui no RS, e foi através de uma parceria junto à Rede de Farmácias São João, que a MPO Saúde e Meu Psiquiatra On-line se mobilizaram rapidamente para prestar suporte às vítimas das enchentes. Conseguimos atender mais de 1500 pessoas de forma gratuita, com nosso corpo clínico de mais de 100 médicos e psicólogos. A parceria com a Rede de Farmácias São João demonstrou a importância da união e solidariedade em tempos difíceis para nossa população”, destacou o diretor médico da MPO Saúde e Meu Psiquiatra On-line, Dr. Elias de Oliveira Junior.
O diretor médico contou, ainda, que os atendimentos remotos ocorreram para renovar receitas levadas pelas águas, orientar a população sobre doenças causadas pela água contaminada e para suporte emocional das famílias que foram devastadas pela tragédia sem precedentes. A telemedicina, através das tecnologias da comunicação, seja pelo celular ou computador, permite consultas e acompanhamentos sem a necessidade de presença física com os pacientes.
“Muitas pessoas perderam absolutamente tudo, os medicamentos, as receitas médicas, os documentos e apresentam sintomas de problemas de saúde sejam eles de condições clínicas pré-existentes ou em decorrência das situações que estão passando e, na maioria dos casos, não tinham qualquer possibilidade de buscar ajuda numa unidade de saúde física”, ressaltou Nicole.
Desde a pandemia de Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) permite este tipo de atendimento remoto, em vista de benefícios para manter pacientes, principalmente aqueles de grupos de risco, protegidos em casa e para desafogar o sistema de saúde. As consultas online também ampliaram a oferta de especialistas e a possibilidade de atendimentos em comunidades de áreas remotas ou em situações de calamidades, como essa em que vive o Rio Grande do Sul.
A Rede de Farmácias São João é a maior empresa do segmento no Sul do Brasil e também a 4ª maior rede varejista de medicamentos do país, conforme ranking da Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. Com mais de 1100 lojas, está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Comprometida com as melhores práticas do ESG (Environmental, Social and Governance), para alcançar um desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social e financeira, a São João também preza pelo respeito à diversidade, pluralidade e incentivo à inclusão social.