Nesta terça-feira (21), o governo federal anunciou a liberação de recursos para a reconstrução de 33 unidades básicas de saúde em 30 municípios gaúchos. Essa medida visa fortalecer o sistema de saúde local, fornecendo tanto a construção de novas unidades quanto os equipamentos necessários para o pleno funcionamento dos postos de saúde.
Das 30 localidades contempladas, 27 receberão verbas para a construção de uma unidade de saúde totalmente nova. Já outras três cidades, Estrela, Capão do Leão e Rosário do Sul, serão beneficiadas com recursos para a construção de duas unidades de saúde cada.
O montante anunciado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Porto Alegre, totaliza R$ 202,2 milhões. Dentre esse valor, R$ 56 milhões estão destinados ao reforço no atendimento de doenças respiratórias agudas graves (SRAGs), atendendo a demandas específicas da Secretaria Estadual da Saúde.
Segue a lista de municípios contemplados com verbas para unidades básicas de saúde:
- Campo Bom
- Canela
- Capão do Leão*
- Carlos Gomes
- Encantado
- Erval Grande
- Estrela*
- Faxinalzinho
- Flores da Cunha
- Glorinha
- Gramado dos Loureiros
- Guaporé
- Imbé
- Iraí
- Lagoa Vermelha
- Lajeado
- Marau
- Osório
- Passo Fundo
- Poço das Antas
- Rodeio Bonito
- Ronda Alta
- Rosário do Sul*
- Santana do Livramento
- Santiago
- Santo Augusto
- São Francisco de Paula
- São Pedro do Sul
- Tuparendi
- Vale do Sul
*Estes três municípios receberão recursos para a construção de duas unidades de saúde cada.
Com essa iniciativa, o governo federal demonstra seu compromisso em fortalecer a infraestrutura de saúde nos municípios gaúchos, visando oferecer serviços de qualidade e melhorar o acesso da população à assistência médica.