As conversações sobre um cessar-fogo e um acordo de reféns entre Israel e o Hamas foram reiniciadas no Cairo, Egito, no domingo (31), conforme relatado pela mídia estatal egípcia Al-Qahera News, citando uma fonte de segurança.
“Uma fonte de segurança egípcia confirmou que as negociações sobre uma trégua entre Israel e o Hamas foram retomadas hoje no Cairo. A fonte egípcia destacou que esforços conjuntos entre Egito e Catar estão sendo feitos para alcançar avanços nas próximas negociações entre Israel e o Hamas”, informou o Al-Qahera News.
No início deste mês, ocorreram discussões sobre a libertação de reféns e uma pausa humanitária em Doha, Qatar. Na sexta-feira (29), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, autorizou uma delegação de negociadores israelenses a viajar para o Catar e o Egito nos próximos dias.
O diretor da CIA, Bill Burns, também esteve em Doha no final da semana passada para se reunir com seus colegas israelenses, egípcios e catarianos.
Burns apresentou uma proposta que foi aceita por Israel e encaminhada ao Hamas, conforme relatado por uma fonte e uma autoridade israelenses. Na manhã de terça-feira (26), Israel foi informado de que o Hamas rejeitou a proposta.