O governo federal iniciou nesta quinta-feira (21), a operação de retirada do terceiro grupo de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza. A autorização para deixar o território foi concedida por autoridades israelenses a 34 pessoas.
O grupo chegou no Egito na manhã de hoje, após deixar a Faixa de Gaza pela cidade de Rafah. Uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira decolou às 8 horas e 20 minutos da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Cairo. A previsão é de que o grupo desembarque no sábado (23), na Base Aérea de Brasília. O Itamaraty informou que enviou pelo avião da FAB seis toneladas de purificadores de água portáteis e kits voltaicos que serão entregues à ONU (Organização das Nações Unidas) na Faixa de Gaza.
No último dia 8, Israel vetou 24 nomes enviados pelo Brasil. A proibição fez com que boa parte das pessoas desistissem na última hora, visto que não queriam deixar parentes para trás, apenas 47 das 102 pessoas que pediram resgate retornaram ao Brasil.
Agora, após Israel liberar 16 pessoas que haviam sido vetadas, familiares que haviam desistido da viagem também poderão embarcar para o Brasil. Das 34 pessoas autorizadas a deixar Gaza, 16 têm dupla nacionalidade, 17 são palestinos e uma é classificada como internacional. Oito pessoas, porém, seguem impedidas de deixar Gaza mesmo após a revisão dos vetos feitas por Israel. Os motivos dos vetos não são esclarecidos, segundo fontes diplomáticas.
Fonte: CNN