Início » Israel afirma que Jihad Islâmica é a responsável por explosão em hospital

Israel afirma que Jihad Islâmica é a responsável por explosão em hospital

por Daiane Giesen
358 visualizações

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, afirmou que centenas de pessoas morreram em um ataque ao hospital Ahli Arab, na cidade de Gaza, na Faixa de Gaza, nesta terça-feira (17). As Forças de Defesa de Israel responderam em um comunicado, no qual afirmam que hospitais não são alvos deles. Os israelenses afirmaram que a Jihad Islâmica foi quem atacou o hospital.

Segundo os israelenses, um foguete que foi disparado da Faixa de Gaza em direção a Israel passou perto do hospital na cidade de Gaza quando o edifício foi atingido.
Veja abaixo a íntegra da nota das autoridades israelenses:

“A partir da análise dos sistemas operacionais das Forças de Defesa de Israel, foi lançada uma barragem de foguetes inimigos em direção a Israel que passou nas proximidades do hospital, quando este foi atingido. De acordo com informações de inteligência, de diversas fontes de que dispomos, a organização Jihad Islâmica Palestina (JIP) é responsável pelo lançamento fracassado que atingiu o hospital.”

Numa entrevista coletiva pela internet, um porta-voz das Forças de Defesa de Israel disse que o foguete que atingiu o hospital, pela forma como explodiu, não poderia fazer parte do arsenal de Israel e que, no momento do ataque, não havia nenhuma operação militar israelense em curso com alvos naquela região.

As Forças de Defesa de Israel afirmaram nesta quarta-feira (18) que o hospital alvo de um ataque na Faixa de Gaza não foi diretamente atingido pelo bombardeio. Os militares acusaram ainda o Hamas de inflar o número de vítimas.

Segundo os militares, os radares de Israel identificaram foguetes disparados por terroristas dentro da Faixa de Gaza no momento em que houve uma explosão na instituição.

“A análise da trajetória confirma que os foguetes foram disparados nas proximidades do hospital”, afirma a Defesa israelense.

De acordo com os militares, desde o início do conflito em 7 de outubro, 450 foguetes disparados dentro da Faixa de Gaza falharam e caíram na região, fazendo com que civis palestinos “paguem o preço”.

O que é a Jihad Islâmica
Ligada ao Hamas, a Jihad Islâmica foi fundada na década de 1980, no Egito, por estudantes universitários de Gaza. É considerado um grupo terrorista também por Estados Unidos, União Europeia e Israel.

Ao longo do tempo, assumiu ataques suicidas e terroristas e não reconhecem a existência do Estado Israelense. No ataque do dia 7 de outubro, uniu-se à ação do Hamas.

A organização negou que tenha sido responsável pelo ataque ao hospital.

Fonte: G1

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade