O aumento alarmante de casos da síndrome de Guillain-Barré no Peru levou o governo a tomar medidas urgentes para conter a disseminação da doença.
No último sábado (8), o governo declarou emergência sanitária em todo o país, com validade de 90 dias. Essa decisão foi tomada em conjunto com a destinação de 12 milhões de soles, o equivalente a cerca de R$ 16 milhões, para a compra de insumos necessários para o tratamento da síndrome.
Até o momento, foram registradas quatro mortes e 182 casos da doença, sendo que 31 pacientes encontram-se internados e 147 já receberam alta.
Diante do aumento significativo de casos, o governo peruano decidiu tomar medidas imediatas para controlar a disseminação da doença e garantir o tratamento adequado aos pacientes. Além de declarar a emergência sanitária, as autoridades estão em contato com as autoridades regionais para garantir a execução orçamentária necessária para lidar com a situação.
O que é a síndrome de Guillain-Barré?
A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que causa fraqueza ou paralisia muscular, desencadeada por uma resposta autoimune do organismo, que ataca os nervos periféricos. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, é um distúrbio raro e incomum. Em algumas ocasiões, casos da síndrome ocorreram em pessoas que foram vacinadas contra a gripe.