Início » Oficial do Hamas diz que “ninguém tem ideia” de quantos reféns israelenses ainda estão vivos

Oficial do Hamas diz que “ninguém tem ideia” de quantos reféns israelenses ainda estão vivos

por Jéssica Gomes
123 visualizações

O destino dos 120 reféns israelenses que ainda estão em poder do Hamas na Faixa de Gaza é crucial a qualquer acordo para encerrar o prolongado e sangrento conflito entre Israel e o grupo terrorista. No entanto, um alto oficial do Hamas disse que “ninguém tem ideia” de quantos deles ainda estão vivos e que qualquer acordo para libertá-los deve incluir garantias de um cessar-fogo permanente e a retirada completa das forças israelenses de Gaza.

A declaração foi dada pelo porta-voz do Hamas e membro do bureau político, Osama Hamdan, em entrevista à CNN em Beirute, no Líbano. Ele disse que a última proposta de cessar-fogo – um plano israelense que foi anunciado publicamente pelo presidente dos EUA, Joe Biden, no final do mês passado – não atendia às demandas do grupo terrorista para o fim da guerra.

Hamdan afirmou que o Hamas precisava de “uma posição clara de Israel para aceitar o cessar-fogo, uma retirada completa de Gaza, e deixar os palestinos determinarem seu futuro por si mesmos, a reconstrução, o levantamento do cerco”.

As negociações sobre a proposta apoiada pelos EUA se intensificaram nos últimos dias, mas parecem ter parado na quarta-feira (12), depois que o Hamas apresentou uma resposta ao documento, 12 dias após recebê-lo pela primeira vez.

Segundo os EUA, o grupo apresentou “numerosas mudanças” para o acordo. Hamdan declarou que o governo norte-americano precisa convencer Israel a aceitar um cessar-fogo permanente.

Ele classificou o ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel, que desencadeou a atual guerra em Gaza, de “uma reação contra a ocupação israelense”. Na ocasião, foram mortas mais de 1.200 pessoas, e os terroristas levaram cerca de 250 pessoas como reféns para a Faixa de Gaza.

O plano de cessar-fogo apoiado pelos EUA foi aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) na segunda-feira (10).

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade