Mais de 400 pessoas de cerca de 35 municípios participaram, nesta quarta-feira (10/04), em Não-Me-Toque, da terceira edição do Chá no Horto, promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e Cotrijal. O evento objetiva ser uma extensão e uma oportunidade para o público conferir os temas trabalhados pela Extensão Rural e Social no Horto de Plantas Bioativas, durante a Expodireto Cotrijal.
Por meio da metodologia de Dia de Campo, os grupos participaram de quatro estações. Produção de plantas e mudas foi o tema abordado pelas extensionistas Rosa Favaretto Cecchin e Jucéli Müller. Já as extensionistas Sônia Reginato de Oliveira e Odete Fink, falaram sobre a Roda das Sensações, que trabalhou as relações das plantas bioativas com os cinco sentidos, visão, olfato, paladar, audição e tato. Já em um dos quiosques do Horto, Diógenes Fracasso e Teresinha Ana Berwian, também extensionistas, apresentaram a aromaterapia, com ênfase na cadeia produtiva das plantas, na extração dos hidrolatos e dos óleos essenciais e nos cuidados de uso.
Como não poderia faltar, saúde, bem-estar e autocuidado foram temas abordados também, pelas extensionistas Doriana Miotto e Giancarla Ottoni Passos. Além da conversa sobre assuntos ligados ao tema, os participantes puderam fazer uma prática de respiração e compressa de camomila nos olhos.
Participaram da abertura o superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Lima, o gerente do Parque da Expodireto, Luciano Moraes, o gerente regional e a adjunta da Emater/RS-Ascar, Dartanhã Vecchi e Rozimeri Galante, e a assistente técnica regional Doriana Miotto, além da equipe de extensionistas envolvida no evento.
Além de muitas informações e experiências, os visitantes levaram para casa folders técnicos, o Jornal da Emater/RS, mudas de plantas, hidrolatos e outros mimos, além de terem finalizado o encontro com um chá, lanches e água saborizada.
Para Regina Vieira Nunes, do município de Marau, o evento foi maravilhoso e de muito aprendizado. “Se tiver novamente eu estarei aqui de novo”, disse. Também, para a professora do município de Palmeira das Missões, Cleide Brizolla Cenci, foi uma excelente experiência. “Nós já temos, na escola Polivalente, um espaço do chá e hoje a gente veio agregar mais conhecimentos para voltar e desenvolver esse trabalho com os alunos. Foi um evento maravilhoso. A Emater está de parabéns”, avaliou Cleide.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo