A Dermatoglifia é o estudo científico das impressões digitais. Foi inventada por volta de 1926 por Dr. Harold Cummins, que é reconhecido como pai da análise das impressões digitais. É possível, através da Dermatoglifia, observar as impressões digitais dos dedos das mãos e correlacionar com potencialidades para as capacidades biofísicas como força, velocidade, coordenação motora e resistência.
Para a captura, processamento e análise de impressões digitais, é utilizado o processo informatizado para leitura dermatoglífica. No caso da prescrição de exercícios, a Dermatoglifia pode se apresentar como uma ferramenta importante quando observados os quatro fatores primordiais: Tipo de exercício, intensidade, frequência e duração; a compreensão da prescrição de exercício a partir de capacidades físicas, e que a Dermatoglifia aponta quais são os potenciais para essas capacidades.
A partir disso, a prescrição de exercícios para indivíduos com potencialidades distintas deve ser uma ação normal e de conhecimento específico desse profissional.
Abaixo um exemplo do resultado obtido através da Dermatoglifia:
Ben Hur Soares, especialista em Desportos Coletivos, Mestre em Ciências da Saúde Humana e Mestre em Envelhecimento Humano, está realizando os testes da Dermatoglifia. No último dia 17 de outubro, os alunos das categorias sub-9 e sub-11 do Sarandi Futsal de Sarandi/RS foram analisados.
Para entrar em contato com o professor Ben Hur Soares, saber mais sobre a Dermatoglifia ou solicitar orçamento, envie e-mail para: benhur@upf.br .