Repleto de competições, rivalidades, superação, mas acima de tudo, integração, celebração de amizades, das tradições e da cultura transmitida pelos nossos imigrantes holandeses.
Assim pode ser definido em poucas palavras o 40° Zeskamp, realizado desde o dia 18 de julho, quando recebeu, em Não-Me-Toque, as colônias de Arapoti, Carambeí, Castrolanda, Holambra 1 e Holambra 2 para uma série de competições esportivas.
A presidente da Associação Holandesa de Não-Me-Toque, ressaltou a importância do envolvimento das comissões no sucesso do evento. Segundo ela, a Gincana do Zeskamp fechou com chave de ouro o nosso evento, confirmou a excelente organização e dedicação de todas as Comissões. “Realizamos um lindo encontro entre as colônias e revitalizamos a nossa Associação”, explica.
Uma situação inusitada ocorreu no final da tarde do dia 21, ao término da Gincana Zeskamp, quando as torcidas e os atletas entoaram em ritmo de comemoração a canção holandesa “MOOI MAN” que traduz a vida do homem no campo como se fosse uma verdadeira festa.
Conforme explica o membro da associação Holandesa de Não-Me-Toque, Luiz Carlos Wiedthauper, a música poderia se transformar na canção ou hino oficial do Zeskamp. “É uma verdadeira homenagem aos nossos imigrantes porque todos os holandeses que vieram para o Brasil são agricultores e nós, os descendentes dessas famílias, temos muito orgulho disso”, diz.
—–
Confira abaixo como ficou a pontuação das Colônias no 40° Zeskamp.
1º lugar: Holambra 1 – 40 pontos
2° lugar: Arapoti – 25 pontos
3° lugar: Carambeí – 23 pontos
4° lugar: Não-Me-Toque – 21 pontos
5° lugar: Castrolanda – 19 pontos
6° lugar: Holambra 2 – 18 pontos
Fonte: Facebook do Zesmkamp;