Início » Mostra de Cinema das Missões anuncia programação de filmes que serão exibidos em sítio arqueológico no RS

Mostra de Cinema das Missões anuncia programação de filmes que serão exibidos em sítio arqueológico no RS

Evento será realizado nas noites de 15 e 16 de novembro, no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, região das Missões

por Daiane Giesen
80 visualizações

A lista completa de filmes que fazem parte da segunda edição da Mostra de Cinema das Missões já pode ser conferida. São 18 obras internacionais, nacionais e locais, com 15 curtas-metragens e três longas produzidos em 12 diferentes países, 7 deles no Brasil, sendo cinco do Rio Grande do Sul, incluindo a região das Missões. Os ingressos já podem ser retirados gratuitamente pelo Sympla.

A programação principal será realizada ao ar livre, nas noites de 15 e 16 de novembro, no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo (RS), declarado como Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco. Dentro da catedral, será montada uma estrutura de cinema, com mais de duzentas cadeiras personalizadas para o público sentar e observar a tela de exibição, evidenciada ao fundo das ruínas. Serão duas sessões, uma por dia, cada uma delas com cinco curtas-metragens projetados a partir das 19h.

Na primeira data, estão confirmados o britânico Mother of The Forest – Curupira, da cineasta Lea Hejn; o francês Bolide, da diretora Juliette Gilot; o gaúcho Chibo, gravado às margens do Rio Uruguai, na fronteira entre o Brasil e a Argentina, com direção de Gabriela Poester e Henrique Lahude; o sueco Berry Pickers, de Agnes Skonare; e Haulout, coprodução russo-britânica indicada ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem, assinada pelos irmãos Maxim Arbugaev e Evgenia Arbugaeva. Depois, no segundo dia, o público poderá conferir Ice Merchants, animação portuguesa escrita e realizada por João Gonzalez; o brasileiro KM 100, de Lucas Ribeiro; El After del Mundo, da diretora argentina Florentina Gonzalez; além de Salt Water Town, do Reino Unido, dirigido por Dan Thorburn; e Recife Frio, do pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Outros cinco filmes serão exibidos na programação paralela, que acontece nos mesmos dias, das 14h às 18h, em duas salas no Tenondé Park Hotel, que fica a dez minutos de caminhada das ruínas. Por lá, será possível assistir ao documentário Harmonia das Raízes, de Thiago Beckenkamp, que promove uma jornada musical de troca cultural com a aldeia Tekoá Pyãú, localizada em Santo Ângelo, na região das Missões, além de quatro curtas internacionais: o suíço Adeus Mandima, o espanhol Amarillo e os alemães The Beauty e Where We Used to Swim.

No local, ainda haverá no dia 14 de novembro uma sessão de abertura, fechada para convidados, com a exibição do longa-metragem A Transformação de Canuto, eleito o melhor filme gaúcho no Festival de Cinema de Gramado deste ano, dirigido por Ernesto de Carvalho e pelo cineasta indígena Ariel Kuaray Ortega, que mora na Tekoa Koē’ju, em São Miguel das Missões.

Também fazem parte da programação os dois longas que integraram a agenda especial de aquecimento Rumo às Missões, recebida pelo Instituto Ling, em Porto Alegre, durante o mês de outubro. Por lá, o público conferiu sessões comentadas do documentário Trinta Povos, seguida de debate com o diretor do filme, Zeca Brito, e com o historiador Charles Monteiro; e de Portuñol, com a presença da diretora Thaís Fernandes e do professor Ricardo Barberena.

As 18 produções selecionadas para esta edição abordam temas como a preservação do patrimônio histórico-cultural, a coexistência em territórios multiétnicos e a consciência histórica da região missioneira. A seleção foi feita por um criterioso conselho curatorial indicativo, formado por integrantes de diferentes partes do globo: Diego Barros, diretor do Instituto Guimarães Rosa em Helsinki, na Finlândia; Gabriel Fieger, responsável pela gestão artística e organizacional do Internationale Kurzfilmwoche, na Alemanha; Chaquir Achahbar, diretor do Rabat-Comedy International Film Festival, do Marrocos; além de Lau Azevedo e Manuela Fetter Nicoletti, que fazem parte da Lora.movie, curadoria de cinema independente estrangeiro que licencia filmes de todos lugares do mundo que não foram distribuídos no Brasil.

“A curadoria da segunda edição da mostra levou em consideração assuntos pertinentes tanto quanto urgentes da realidade atual do nosso Estado, além de trazer à luz diferentes ideias de futuro em tons leves e cores inspiradoras. O composto de filmes em curta, média e longa medida tramam temas perpendiculares a todas as regiões que tenham como características a coexistência multiétnica dos tempos hipermodernos no Brasil e no mundo”, explica Manuela Fetter, diretora curatorial e cocriadora da Mostra de Cinema das Missões.

Realizado em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto propõe uma celebração artística e histórica, levando o público para dentro de um espaço geográfico que faz parte da constituição da identidade do Estado e que mantém fortes vínculos e conexões com a herança indígena do país. “É um encontro calmo e contemplativo, que não desgasta e nem agride o ambiente. Pelo contrário: ilumina e valoriza as dimensões arquitetônicas do sítio arqueológico e propõe diferentes reflexões com os filmes projetados”, destaca Darius Pippi, cocriador e diretor criativo do evento.

Além das exibições de filmes, a programação ainda contará com palestras e debates realizados no Tenondé Park Hotel, tendo como convidados profissionais de diferentes localidades e áreas de atuação, incluindo cineastas, professores e personalidades locais que possam contribuir com reflexões sobre identidades e origens. A agenda completa, com todos os horários e as conversas, será divulgada no dia 4 de novembro. Até lá, outros detalhes da mostra podem ser conferidos no Instagram @mostracinemissoes.

A Mostra de Cinema das Missões é apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Massey Ferguson e do Grupo Redemaq, realização do Instituto Estrela Radiante, da Lora.movie e da Quattro Projetos, além do apoio do Tenondé Park Hotel, do Iphan e da Prefeitura de São Miguel das Missões.

 

Programação oficial (Catedral do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo)

Mother of The Forest – Curupira (2023). Diretora: Lea Hejn. País: Reino Unido.

Bolide (2022). Diretora: Juliette Gilot. País: França.

Chibo (2024). Diretores: Gabriela Poester e Henrique Lahude. Países: Brasil e Argentina.

Berry Pickers (2022). Diretora: Agnes Skonare. País: Suécia.

Haulout (2022). Diretores: Maxim Arbugaev e Evgenia Arbugaeva. Países: Reino Unido e Rússia.

Ice Merchants (2022). Diretor: João Gonzalez. Países: Portugal, Reino Unido e França.

KM 100 (2024). Diretor: Lucas Ribeiro. País: Brasil.

El After del Mundo (2022). Diretora: Florentina Gonzalez. País: Argentina.

Salt Water Town (2021). Diretor: Dan Thorburn. País: Reino Unido.

Recife Frio (2009). Diretor: Kleber Mendonça Filho. País: Brasil.

 

Programação paralela (Tenondé Park Hotel)

Adeus Mandima (2010). Diretor: Robert-Jan Lacombe. País: Suíça.

Amarillo (2016). Diretora: Ana Perez Lopez. País: Espanha.

The Beauty (2019). Diretor: Pascal Schelbli. País: Alemanha.

Where We Used to Swim (2019). Diretor: Daniel Asadi Faezi. País: Alemanha.

Harmonia das Raízes (2023). Diretor: Thiago Beckenkamp. País: Brasil.

A Transformação de Canuto (2023). Diretores: Ernesto de Carvalho e Ariel Kuaray Ortega. País: Brasil.

 

Programação de aquecimento (Instituto Ling)

Trinta Povos (2020). Diretor: Zeca Brito. País: Brasil.

Portuñol (2022). Diretora: Thaís Fernandes. País: Brasil.

 

 

 

Fonte: Brasil de fato

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade