Na quarta-feira (6), a Escola Cívica Iraldo Ângelo Borghetti orgulhosamente apresentou sua Guarda de Honra, um elemento diferenciador de sua proposta educacional única. O prefeito Gilson dos Santos, Maninho, ressaltou a importância da Guarda de Honra e do modelo educacional da escola, expressando sua gratidão pelo apoio dos pais, professores e alunos. “Quando decidimos criar isso, sabíamos das dificuldades que enfrentaríamos para reintroduzir na escola a disciplina, o respeito e, sobretudo, para que nossas crianças e jovens tivessem metas claras na vida”.
Com a missão prestar homenagens, seguindo tradições militares, a autoridades e à Bandeira Nacional, a Guarda de Honra da escola é composta por alunos que se destacaram em atividades cívicas e pedagógicas, demonstrando comportamento exemplar. Eles usam uma vestimenta distintiva, incluindo túnicas brancas, saias tipo envelope para as meninas, calças para os meninos, sapatos pretos e carregam lanças de madeira com flâmulas verde e branca.
A iniciativa de criar a Guarda de Honra partiu da Primeira-Dama, Joselaine Dillemburg, que agora atua como sua Madrinha. O evento contou com a presença da Presidente da Câmara de Vereadores, Franciele Carvalho, vereadores, Secretária de Educação Luciana Renz, Secretário de Desenvolvimento Paulo Silva, Diretora da Escola Cívica, Saionara Palharini, membros da equipe escolar, pais e alunos.