As escolas do município de Não-Me-Toque iniciaram nesta semana e darão sequência ao longo dos próximos dias, a uma série de atividades que fazem parte das programações preparativas à Semana da Pátria, as quais culminam no dia 07 de setembro com o tradicional desfile cívico. Em Não-Me-Toque, o desfile cívico está previsto para ocorrer a partir das 8 horas e 30 minutos envolvendo as escolas do município e outras entidades.
Ao longo desta semana, o Grupo Ceres realizou uma série de entrevistas buscando identificar as principais ações internas nas escolas, nas quais foram visitadas a escola cívico militar Professor Iraldo Angelo Borghetti, Escola de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso, Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio e também a Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano.
Em conversa com as direções, foi constatado que as escolas estão realizando atividades em todos os turnos, onde é entoado o hino nacional, hino à bandeira, mas também outras atividades literárias estão sendo organizadas para ocorrerem. Nos educandários visitados pelo jornalismo do Grupo Ceres, percebeu-se que os alunos realizam ensaios de marcha, contando com o auxílio do maestro da banda realizando os principais toques de marcha e em outros momentos os ensaios contam com som próprio das escolas para que os alunos treinem em todos os sentidos para realizar um belo desfile.
Os educandários de Não-Me-Toque também estarão ao longo da Semana da Pátria participando do momento de Hasteamento das Bandeiras no Altar da Pátria, quando diariamente ocorre este momento cívico com a presença de diferentes escolas todos os dias.
O início da Semana da Pátria está marcado para iniciar no dia 31 de agosto, a partir das 16 horas, com a chegada do Fogo Simbólico no qual haverá a Condução da chama por representantes de alunos do Município, tendo em seu trajeto a Praça Dr. Otto Schmidt até a Prefeitura, para acendimento da Pira Municipal. Toda uma mobilização por parte das direções ocorre diariamente para fomentar o espírito de amor pela pátria nos alunos nas atividades que acontecem em sala de aula, assim como todas as famílias estão sendo convidadas para prestigiarem as programações nas escolas e a data máxima que será o desfile cívico no dia 7 de setembro.