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Victor Graeff é destaque na alfabetização de crianças até o 2º ano do fundamental

por Daiane Giesen
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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última semana o Indicador Criança Alfabetizada, apontando o percentual de estudantes do 2º ano do ensino fundamental que alcançaram o padrão nacional de alfabetização, conforme estabelecido pela pesquisa Alfabetiza Brasil. Em 2023, 56% das crianças brasileiras nessa etapa estavam alfabetizadas.

Os resultados variam significativamente entre as regiões do país. O Sul e o Centro-Oeste superaram a média nacional, com 67% e 57% de crianças alfabetizadas, respectivamente. Já o Sudeste e o Nordeste apresentaram percentuais de 55% e 54%, enquanto a Região Norte ficou abaixo da média, com apenas 50% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano.

Entre os municípios, Victor Graeff, localizado na Região da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA), se destacou de forma notável, alcançando um índice de 88,9% de alfabetização. Este desempenho supera amplamente as médias estadual e nacional, refletindo um esforço conjunto da comunidade escolar, da Prefeitura Municipal e, em especial, da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

Fabio Dirings, secretário de educação do município, expressou sua satisfação com os resultados: “Nós ficamos extremamente satisfeitos ao receber esse resultado. Ficamos ainda mais satisfeitos ao verificar que estamos nos destacando na nossa região. Esse sucesso é fruto de um trabalho árduo e dedicado, envolvendo todos os profissionais da educação, a equipe pedagógica, a direção e a coordenação das escolas”.

Dirings destacou algumas das estratégias que contribuíram para esse resultado excepcional. Uma delas é a limitação do número de alunos por turma nas classes de alfabetização, com um máximo de 20 alunos por sala, permitindo um acompanhamento mais próximo e personalizado. Além disso, o município investe fortemente na formação contínua dos professores e no uso de material didático de alta qualidade.

Outro aspecto crucial é o atendimento psicopedagógico gratuito para alunos que apresentam dificuldades cognitivas, com encaminhamentos para especialistas quando necessário. “Temos uma parceria importante com a área da saúde, o que inclui encaminhamentos para neurologistas, neuropediatras e psicólogos, quando necessário, para auxiliar as crianças com maiores dificuldades”, explicou o secretário.

A meta inicial de Victor Graeff era atingir 80% de alfabetização até 2030, mas o município já superou essa meta em 2023. Apesar do êxito, Dirings enfatiza a continuidade do trabalho para manter e até melhorar esse índice nos próximos anos.“O desafio continua. Precisamos manter e otimizar as estratégias que nos trouxeram até aqui”.

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