O número de veículos elétricos e híbridos aumentou 787,5% no Brasil entre 2019 e 2023, de acordo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). A alta nesse período de cinco anos foi de 32.798 para 291.089. Apesar do crescimento, o quantitativo representa apenas 0,2% da frota nacional, de pouco mais de 121 milhões de veículos, segundo dados do ano passado.
Desde janeiro, o governo federal passou a taxar a importação de veículos elétricos e híbridos com o intuito de incentivar a produção nacional. No fim do ano passado, o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior aprovou o aumento dos impostos e estabeleceu uma retomada gradual das alíquotas, criando cotas iniciais para importações com isenção até 2026.
No caso dos carros híbridos, a alíquota do imposto começou com 15% em janeiro de 2024. Em julho deste ano, vai subir para 25%; em julho de 2025, para 30%; e, em julho de 2026, alcança os 35%.
Para os híbridos plug-in, a alíquota inicial foi de 12% em janeiro deste ano. A taxa vai subir para 20% em julho de 2024; para 28% em julho de 2025; e para 35% em julho de 2026. No caso dos elétricos: 10% em janeiro de 2024; 18% em julho de 2025; 25% em julho de 2025; e 35% em julho de 2026.
Mesmo com o imposto, mais de 12 mil veículos elétricos foram vendidos em janeiro, um aumento de 167% em relação ao mesmo período de 2023, quando 4.503 carros foram vendidos, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). “Foi o melhor janeiro e o segundo melhor mês de toda a série histórica”, informou a associação.
Dados levantados pela Empresa de Pesquisa Energética, ligada ao Ministério de Minas e Energia, apontam que até 2033 os veículos híbridos e elétricos vão representar 13,3% e 2,4%, respectivamente, da frota nacional.
Mercado de eletrificados no Brasil
Apesar da tímida frota de veículos elétricos e híbridos, especialistas apontam um potencial de crescimento da tecnologia no país. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, o aumento está atrelado à diversidade de modelos híbridos e à chegada de montadoras chinesas no mercado brasileiro.
Em 2017, o mercado brasileiro contava com apenas um modelo de veículo. Atualmente, o número ultrapassa 50 opções.
Para o advogado tributarista Asafe Gonçalves, o Brasil tem acompanhado as inovações, e as empresas vêm se adaptando ao próprio mercado, mesmo com os obstáculos fiscais. O especialista explicou que é pouco provável que o setor retraia com o aumento dos impostos, mas atentou para a possibilidade de um risco na falta de infraestrutura que contemple a tecnologia.
De acordo com Gonçalves, o grande desafio é elaborar políticas governamentais adequadas que permitam a implementação de tecnologias compatíveis com os veículos eletrificados, como a instalação de carregadores em estradas, por exemplo.
Fonte: O Sul