O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2024, relacionado ao ano-base 2022, terá início a partir desta quinta-feira (15). Os primeiros a receber serão os trabalhadores brasileiros nascidos em janeiro. Este benefício, que pode chegar ao valor de um salário mínimo, é concedido anualmente aos trabalhadores e servidores que atendem aos critérios estabelecidos pelo programa.
Para ter direito ao abono, é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base e ter recebido uma remuneração de até dois salários mínimos mensais. Este benefício engloba tanto os empregados do setor privado (PIS) quanto os servidores públicos (Pasep).
Uma novidade deste ano é a unificação do calendário de pagamento, beneficiando tanto os trabalhadores da iniciativa privada quanto os servidores públicos. Agora, o pagamento será realizado de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário.
Segundo informações do Ministério do Trabalho, um total de 24,8 milhões de trabalhadores serão contemplados com o abono salarial em 2024, sendo 21,9 milhões do setor privado e 2,9 milhões do serviço público.
Para verificar o banco de recebimento, a data e os valores do abono salarial, tanto referentes a este ano quanto aos anos anteriores, os beneficiários podem acessar as informações por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e do portal gov.br.
Calendário de Pagamento: Neste ano, tanto os trabalhadores do setor privado quanto os servidores públicos receberão de acordo com o mês de nascimento.