O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, concedeu entrevista exclusiva para o Grupo Ceres, no programa Central de Notícias de quinta-feira (29) para o apresentador Antonio Sadi Ribas.
Na pauta, o presidente da cooperativa fez uma avaliação do Plano Safra 2023/2024 divulgado esta semana. O lançamento ocorreu na terça-feira (27) para agricultura empresarial e quarta-feira (28) para agricultura familiar.
De acordo com o presidente, foi solicitado junto ao Ministério da Agricultura e ao Banco do Brasil, um recurso de R$ 6,9 bilhões ao RS para atender aos produtores das cooperativas devido as frustrações de safras, com taxa diferenciada e não de mercado.
Com relação ao Plano Safra, esperava-se algo com relação ao seguro agrícola. O presidente também avaliou com relação aos juros, uma das preocupações do setor, não sendo compatível com a renda do produtor.
De acordo com o presidente da Cotrijal, o Plano Safra é uma forma de segurança nacional, com a importância que o agronegócio tem na balança comercial brasileira.
Além disso, questões ou disputas políticas, segundo Manica, não podem prejudicar o desenvolvimento do país.
Ouça a entrevista na integra: