Em uma entrevista exclusiva ao Grupo Ceres de Comunicação nesta semana, o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, destacou os investimentos significativos realizados durante sua gestão, com ênfase na construção do trevo na BR-285 e nas obras de infraestrutura que visam beneficiar as empresas locais.
O trevo em questão, uma obra que consumiu pouco mais de 7 milhões de reais, é apontado pelo prefeito como possivelmente o único de seu tipo no Brasil construído em uma rodovia federal. Milton ressaltou o forte interesse do meio empresarial no município, enfatizando que a espera por essa intervenção perdurou décadas. Ele destacou que a decisão de investir nesse projeto foi motivada pela preocupação com a segurança viária e a potencial perda de vidas que poderiam ocorrer sem essa melhoria na infraestrutura.
“Optamos por fazer aquele investimento como fizemos outros, mais de 200 km de asfaltamento na cidade e a colocação de galerias, Carazinho, não foi notícia em lugar nenhum de alagamento ou flagelo”, afirmou o prefeito.
Schmitz também abordou a questão dos alagamentos, destacando a instalação de galerias nas ruas da cidade para evitar problemas, especialmente na Avenida São Bento. Ele relembrou o risco iminente de alagamento nessa área e comparou a situação a eventos históricos semelhantes, como o ocorrido em Mussum e Roca Sales, destacando que o investimento em infraestrutura teve um impacto significativo na prevenção de danos futuros.
“Aquela região ali do bairro Floresta, da São Bento teria tido um impacto muito grande. Nós colocamos lá as galerias, uma delas com 6 m³ para passar, uma estrutura que é para a história de Carazinho para os próximos séculos”, afirmou Schmitz.
Além das melhorias urbanas, o prefeito abordou os esforços para repaginar as estradas do interior, um desafio considerável considerando os mais de 400 km de estradas rurais no município. Ele reconheceu as limitações da equipe da Secretaria de Obras, destacando que, apesar do crescimento do município, a equipe é atualmente menor do que era há 30 anos.
“Estamos trabalhando alternadamente para buscar atender as necessidades da nossa comunidade”, ressaltou Schmitz, reconhecendo os desafios logísticos e a importância de manter as estradas rurais em boas condições para o desenvolvimento sustentável do município.