Com o objetivo de debater as mudanças climáticas e a legislação ambiental, representantes das cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul se reuniram no I Encontro da Rede Técnica Ambiental. O evento, realizado na CCGL no dia 22 de agosto, é uma iniciativa da FecoAgro/RS e Sistema Ocergs.
Na ocasião os participantes acompanharam duas palestras. Uma sobre o panorama da legislação ambiental e seus impactos no cooperativismo, com o professor de direito ambiental Leonardo Papp. E a segunda sobre a relação entre cooperativismo e ESG, com o coordenador de meio ambiente do Sistema OCB.
O departamento de produção vegetal da Cotrijal prestigiou a ação ao lado do vice-presidente da cooperativa, Enio Schoreder. Além das palestras, foram debatidos assuntos como mercado de carbono, licenciamento ambiental e critérios de compensação de reservas legais.
“Esta primeira reunião de alinhamento é de extrema importância para os setores ambientais das cooperativas. Temos dúvidas, demandas e necessidades semelhantes, e em momentos como este que conseguimos as orientações para uma atuação conjunta, que fortalece o campo e o cooperativismo”, afirma a coordenadora de meio ambiente da Cotrijal, Deisi Nicolao.
A Cotrijal realiza diversas ações de sustentabilidade, como a logística reversa de embalagens vazias de defensivos e o uso de energia limpa e renovável. A cooperativa conta com 10 usinas solares com produção de cerca de 35% da energia utilizada em suas estruturas. Há ainda Viveiro de Cidadania, projeto que emprega pessoas com deficiências múltiplas e/ou intelectuais para atuar na produção de mudas de árvores nativas, destinadas para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
ASCOM Cotrijal