O Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente comemora seus 40 anos de atividades em Não-Me-Toque no próximo mês de agosto, com o objetivo manter os princípios fundamentais do escotismo vivos em todos os participantes e também na comunidade onde atua.
Em uma entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, a Presidente Daniela Scheider e o Vice-Presidente Renato Grunitzki destacaram a importância das atividades lúdicas para atrair os jovens, ao mesmo tempo em que trabalham valores como honra, respeito e disciplina.
Renato reforçou a filosofia da entidade, enfatizando a ideia de aprender fazendo, onde todas as atividades, desde simples jogos até brincadeiras mais elaboradas, são oportunidades de aprendizado em convívio, respeito e trabalho em equipe. Atualmente, o grupo conta com cerca de 100 escoteiros distribuídos em várias categorias, todos integrando-se sob a orientação de cerca de 20 chefes voluntários.
Neste mês de abril, nos dias 20 e 21, o Grupo de Escoteiros de Não-Me-Toque sediará um encontro regional na sede da Fundação Guilerme Augustin. O evento, voltado especificamente para os jovens seniores de 15 a 18 anos, terá atividades baseadas em aventura, incluindo uma corrida de biga. O tema do acampamento será a agricultura de precisão, e está sendo organizado com o objetivo de reunir mais de 200 seniores. Este evento representa uma oportunidade significativa para o grupo, que não recebe um evento dessa magnitude há muitos anos.