Na manhã deste domingo (17) a população não-me-toquense e da região esteve participando ou assistindo o Desfile Farroupilha, dentro da programação dos Festejos Farroupilhas. Neste ano, especialmente, chamado de Desfile Solidário, arrecadando material de higiene aos desabrigados e atingidos pelas cheias dos rios e chuvas no Rio Grande do Sul.
Quem participou pela primeira vez, foram os alunos da Escola Cívica Iraldo Ângelo Borghetti, com a formação e apresentação da Guarda Municipal.
Os cavalarianos portando as bandeiras do Brasil, do estado do RS e de Não-Me-Toque começaram o desfile após o anúncio das autoridades e entonação dos hinos nacional e gaúcho. Quem esteve presente foi o homenageado dos festejos Johannes van Riel, que ao lado da sua esposa, Cornelia, acompanharam o desfile.
“Essa homenagem me deixa sem palavras agradeço ao povo de Não-Me-Toque, a toda a comunidade” destaca em entrevista ao Grupo Ceres.
Demais familiares também participaram desfilando. Empresas, entidades, escolas com atuação no município integraram a lista de participantes.
Após o desfile, entidade organizadora – CTG Galpão Amigo – recebeu o público que adquiriu cartão para o almoço na sede do centro de tradições. Já a programação encerra na próxima quarta-feira, 20 de setembro, feriado Dia do Gaúcho. Até lá, vai ocorrer a alvorada farroupilha e hasteamento das bandeiras às 6h da manhã.
Além disso, tem o arriamento das bandeiras ás 18h, sempre no Altar da Pátria, na praça Dr. Otto Schmiedt. Os festejos deste ano encerram com a extinção da chama Crioula no CTG prevista para a meia-noite de quarta.
Antes, ao longo da última semana aconteceram diversas atividades como o café na praça e jantares típicos. O evento organizado pela entidade tradicionalista tem apoio da Administração Municipal e Brigada Militar.
O tema local nesta edição “Cinquentenário do CTG Galpão Amigo” com o patrono Johannes van Riel. O tema estadual: “Centenário da Revolução de 1923”. O patrono estadual Maria Luiza Benitez.