Início » Chuvas no RS afetam emissão de notas fiscais em várias partes do País; veja orientações

Chuvas no RS afetam emissão de notas fiscais em várias partes do País; veja orientações

por Daiane Giesen
145 visualizações

A instabilidade na emissão de notas fiscais em várias regiões do Brasil é atribuída ao desligamento dos equipamentos da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Sul, o Procergs, devido à inundação do prédio do Procergs pelas intensas chuvas no estado gaúcho.

O data center do estado foi desligado como medida de segurança após a inundação do prédio do Procergs, o que afetou a capacidade de processamento dos documentos fiscais não apenas do Rio Grande do Sul, mas também de outros 15 estados brasileiros.

Para mitigar o problema, a operação de autorização dos documentos foi transferida para um ambiente tecnológico em nuvem. A Sefaz-RS recomenda às empresas que verifiquem possíveis configurações em seus sistemas que limitem a comunicação com os endereços IP dos data centers e sugere ajustes nas configurações de rede, internet e proxy.

A emissão de guias para pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) através dos sistemas da Receita Estadual está temporariamente indisponível, sendo recomendado o uso da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos (GNRE).

Além disso, o Emissor de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica e o aplicativo Nota Fiscal Fácil também estão fora do ar. A recomendação é utilizar outros programas emissores disponíveis, como o do Sebrae-RS.

O sistema da Sefaz-RS não só processa documentos fiscais, mas também é utilizado para consulta de cadastro por diversos estados brasileiros e opera em contingência para outros.

A decisão de desligar os equipamentos do sistema foi tomada como precaução devido aos danos causados pela inundação, que afetaram o quadro elétrico, no-breaks e geradores. A prioridade é manter em funcionamento os serviços essenciais do governo, como Defesa Civil, saúde e segurança pública.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade