Início » Ministério Público realiza operação contra médicos que cobravam por atendimentos pelo SUS

Ministério Público realiza operação contra médicos que cobravam por atendimentos pelo SUS

por Daiane Giesen
99 visualizações

Nesta quarta-feira (21), o Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação Falsità nas cidades de Sobradinho e Segredo, localizadas na região Centro Serra. O objetivo da operação é investigar profissionais acusados pelo órgão de cobrar por atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o MP, o esquema ilegal ocorria no Hospital São João Evangelista Unidade 2, em Sobradinho. Os alvos da operação incluem dois médicos, duas ex-funcionárias da instituição de saúde e dois ex-administradores do hospital. Eles estão sendo investigados pelos crimes de concussão, falsidade ideológica, associação criminosa e crimes contra a ordem tributária.

Com o apoio da Brigada Militar, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão no Hospital São João Evangelista, em duas clínicas, em dois escritórios de contabilidade e em seis residências. As investigações sobre esse esquema vêm ocorrendo desde setembro do ano passado, porém, até o momento, nenhuma pessoa foi presa.

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), André Luis Dal Molin Flores, e o promotor de Justiça Renan Loss, responsáveis pela operação, afirmaram que os médicos envolvidos começaram a trabalhar no hospital em 2019. Eles se beneficiavam das contas bancárias das duas funcionárias da instituição para receber valores indevidos cobrados dos pacientes atendidos pelo SUS.

As funcionárias, por sua vez, recebiam uma espécie de comissão por conduzirem essas cobranças ilegais e repassarem os valores aos médicos. De acordo com as investigações, essas práticas contavam com a conivência de dois administradores do hospital.

Com informações: O Sul

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade