FEVEREIRO, 2024 – Com o objetivo de levar as melhores tecnologias aos pequenos e médios produtores rurais da região Sul, a Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, lança na Expodireto Cotrijal, a Telemetria embarcada e a opção de Taxa Variável em pulverizadores tratorizados.
“A Jacto tem como propósito levar a mesma tecnologia das máquinas dos grandes produtores aos pequenos e médios agricultores. Começamos com o sistema Multicontrol em toda a linha Condor e Advance. Agora, com a telemetria embarcada e opção de Taxa Variável, os pulverizadores tratorizados proporcionam ainda mais qualidade e precisão na aplicação”, explica o gerente de pulverizadores tratorizados, Paulo Bueno.
A telemetria é a coleta e o compartilhamento remoto de dados das aplicações agrícolas. Na agricultura de precisão, necessita cada vez mais de bases de dados consistentes sobre a operação para poder realizar as melhorias e aumentar a produtividade. “A telemetria permite ao agricultor ter o registro detalhado das operações realizadas, e esta base de dados proporciona tomadas de decisão mais assertivas nas safras futuras”, ressalta Bueno.
Telemetria é monitorada pela Jacto Next
A telemetria embarcada é uma tecnologia oferecida pela Jacto Next, área de serviços de agricultura digital da Jacto. Por meio da plataforma EKOS, o produtor pode acessar de maneira remota e online informações detalhadas sobre todos os seus equipamentos e sistemas agrícolas.
Outro destaque é a tecnologia de precisão Taxa Variável, que permite a aplicação de taxas variadas definidas através de um mapa de prescrição, ou seja, tendo uma área mapeada, o pulverizador consegue aplicar diferentes doses na área a ser pulverizada dependendo da necessidade identificada previamente por uma prescrição agronômica, otimizando e reduzindo a aplicação dos defensivos.
Condor 1200 Multicontrol
Outra novidade que os produtores poderão conferir no estande da Jacto na Expodireto Cotrijal é o pulverizador tratorizado Condor 1200 com tecnologia Multicontrol, voltado ao cultivo de grãos. Com um reservatório de 1200 litros e barras de pulverização com 12, 14 ou 18 metros, as paradas para reabastecimento são diminuídas, o que aumenta a disponibilidade
da máquina para o trabalho.
As tecnologias embarcadas promovem maior integração com agricultura de precisão. A Barra de Luzes indica ao operador a direção correta do deslocamento, realizando o corte automático das seções de pulverização onde o produto já foi aplicado, o que economiza produto e evita falhas e sobreposições que afetam a qualidade da aplicação.
Equipada com sistema Multicontrol, a máquina gerencia toda a pulverização e possibilita que o volume seja aplicado corretamente, independentemente das variações de velocidade. Além disso, o Condor 1200 com tecnologia Multicontrol conta com um painel de operações que concentra todos os componentes necessários para as operações de abastecimento, incorporação e limpeza do circuito, proporcionando maior agilidade e praticidade no processo.
Também já vem equipada com telemetria e taxa de aplicação variada.
Em sua 24ª edição, a Expodireto Cotrijal, realizada de 4 a 8 de março em Não-Me-Toque, busca reunir agricultores, pecuaristas, autoridades, pesquisadores. Em 2023, o parque com mais de 130 hectares contou com mais de 320 mil visitantes, de 62 país e gerou mais de R$ 7 bilhões em negócios.
A Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, possui uma história de mais de 75 anos, que começou com o seu fundador Shunji Nishimura, em 1948, na cidade de Pompeia (SP). Atualmente, com fábricas no Brasil, Argentina e Tailândia, escritório comercial e Centro de Distribuição no México e Estados Unidos, a empresa comercializa seus produtos para mais de 100 países.
A Jacto oferece uma ampla linha de produtos de alta tecnologia, que vai desde ferramentas para poda e pulverizadores portáteis, a máquinas de grande porte para pulverização, adubação, plantio, colheita de café e cana-de-açúcar, além de equipamentos, sistemas e serviços para limpeza e sanitização.
A Empresa também oferece soluções e serviços para a agricultura de precisão e agricultura digital, propiciando uma produção cada vez mais sustentável. A companhia é ainda parceira da Fundação Shunji Nishimura, a qual engloba um colégio de ensino infantil e fundamental, uma escola técnica do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) com cursos inéditos voltados ao agronegócio.
Divulgação: Assessoria Jacto