Em assembleia geral ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 29/2, no Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque, foi aprovada a distribuição aos associados, de forma integral, das sobras da Cotrijal referentes a 2023. São R$ 25,088 milhões injetados na economia gaúcha. Já o faturamento chegou a R$ 5,41 bilhões.
O resultado alcançado ficou próximo ao de 2022 e é considerado muito positivo pela direção da Cotrijal, já que 2023 foi um ano de quebra na safra de grãos, tanto no verão quanto no inverno, além de altos custos de produção e queda nos preços das commodities.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, explicou que o bom desempenho foi resultado de firmeza na gestão, com ajustes internos em termos de orçamento, bom relacionamento com instituições financeiras e também da confiança dos cooperados. “O ano exigiu um esforço coletivo muito grande, mas que culminou com bons números para a cooperativa e o produtor”, afirmou.
Mesmo com os ajustes no orçamento, a cooperativa concretizou importantes melhorias de infraestrutura e nos fluxos de recebimento e armazenagem e ampliou várias unidades. Durante o ano, também ocorreram investimentos em melhorias de processos e tecnologias, em treinamentos e oportunidades de conhecimento e desenvolvimento para os associados.
Para 2024, um dos investimentos já programados é a implantação de um novo sistema de informática, visando dar mais agilidade e modernidade aos processos internos.
Força coletiva
A assembleia teve a participação dos delegados eleitos para representar os associados e apresentar as decisões das assembleias de núcleo. Entre 20 e 28 de fevereiro, foram realizadas oito assembleias de núcleo, nas oito regionais da Cotrijal, com a participação de mais de 3 mil produtores.
Em todas as assembleias de núcleo, o vice-presidente, Enio Schroeder, destacou a importância dos projetos que a cooperativa desenvolve na área social. “O associado é a razão da existência de uma cooperativa e por isso mantivemos todas as atividades de desenvolvimento do quadro social que estavam programadas para 2023”, informou.
Dentre os projetos estão o Supernova, voltado para os jovens; o Mais Elas, que estimula a participação ativa das mulheres nas propriedades e na cooperativa; e o Somos, para o desenvolvimento da liderança.
Eleições
Durante a assembleia também foram eleitos os associados para compor o Conselho Fiscal: titulares – Luiz Carlos Schuster, Dirceu José Gorgen e Gunter Lori Barth; suplentes – Luis Henrique Marcondes Weissheimer, Elio Barili e João Caetano da Rosa Netto.
Por: Mariliane Elisa Cassel | Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal