Início » Marinha começa primeira turma só de mulheres do curso de fuzileiros navais

Marinha começa primeira turma só de mulheres do curso de fuzileiros navais

por Daiane Giesen
428 visualizações

Nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, a Marinha do Brasil deu início, no Rio de Janeiro, à primeira turma exclusivamente composta por mulheres no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, a unidade de elite da Força Naval.

Após um concorrido processo seletivo, 120 candidatas de todo o país se apresentaram nas primeiras horas da manhã no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, conhecido como Ciampa, localizado em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

Para alcançar esta etapa do processo de formação, as futuras fuzileiras passaram por uma seleção que incluiu avaliações teóricas, exames de saúde e aptidão física, além da verificação de documentos. Mais de 5 mil mulheres se inscreveram para o curso.

O Corpo de Fuzileiros Navais é a única unidade militar do Brasil composta exclusivamente por profissionais. A Marinha destacou que se trata de uma força estratégica, com natureza anfíbia e expedicionária, que deve estar sempre pronta para ser empregada quando e onde for necessário.

“Isso requer um treinamento rigoroso, profissionais bem treinados, aptidão física e mental, armamento e equipamento atualizados, além de um acompanhamento constante e evolução doutrinária”, acrescentou a Marinha.

O Ciampa passou por várias adaptações nos últimos meses para receber a turma feminina. Isso incluiu a criação de alojamentos, instalação de câmeras de segurança ao redor e implementação de um sistema de reconhecimento facial para controle de acesso.

“A enfermaria foi adaptada, foram estabelecidas normas internas de comportamento social e o equipamento de combate foi atualizado para se adequar melhor às mulheres”, explicou a Marinha.

O curso tem duração total de 19 semanas, com 10 delas sendo realizadas em regime de internato. As atividades incluem instrução militar naval, formação em ordem unida, treinamento físico-militar, instrução básica de combate, operações de fuzileiros navais, treinamento com armamento, além de ética profissional militar.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade