Início » Joe Biden e Xi Jinping se encontram em cúpula nos EUA

Joe Biden e Xi Jinping se encontram em cúpula nos EUA

por Daiane Giesen
386 visualizações

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Xi Jinping, presidente da China, estão reunidos neste momento, na Califórnia, onde participam de uma reunião bilateral paralela à Cúpula de Líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

Os dois se cumprimentaram diante das câmeras da imprensa na entrada de uma mansão onde o encontro acontece, na pequena vila de Woodside, ao sul da cidade de São Francisco.

Como anfitrião, Biden apareceu primeiro em frente ao prédio para dar boas-vindas formais ao presidente chinês. Os líderes entraram sem responder a nenhuma pergunta gritada pelos repórteres.

Pouco após entrarem no prédio, a imprensa pode acompanhar os primeiros minutos da reunião bilateral, com as primeiras declarações dos dois líderes.

Biden: “Fundamental que nos entendamos claramente”

Primeiro a tomar a palavra, Biden disse que era bom encontrar Xi novamente, e que “nada substitui uma conversa frente a frente”.

O presidente dos EUA afirmou que suas reuniões com o líder chinês sempre foram “cândidas, diretas e úteis”.

“Acho que é fundamental que você e eu nos entendamos claramente, de líder para líder, sem equívocos ou falhas de comunicação”, disse Biden, dizendo que os dois devem “garantir que competição não leve a conflito”.

Biden ainda afirmou que os líderes têm a responsabilidade de trabalhar juntos com suas populações, inclusive em questões de mudanças climáticas, combate ao tráfico de drogas e inteligência artificial.

Xi: “EUA e China devem ser capazes de superar diferenças”

Por sua vez, Xi Jinping abriu sua fala dizendo que “muito aconteceu” desde a última vez que se reuniu com Biden, citando a economia global em recuperação, embora lenta.

O presidente da China afirmou que o “protecionismo está pesando na economia global” e o “planeta Terra é grande suficiente para ambos os países terem sucesso”.

Xi ainda declarou que “os Estados Unidos e a China devem ser totalmente capazes de superar as diferenças”.

A última vez que os dois se reuniram presencialmente foi há um ano, em Bali, na Indonésia.

Também é a primeira visita de Xi Jinping aos EUA desde 2017, quando foi recebido pelo então presidente Donald Trump no resort do bilionário de Mar-a-Lago, na Flórida.

Os dois presidentes devem tratar de assuntos estratégicos na definição das relações entre China e EUA, como questões relativas à paz e ao desenvolvimento mundiais, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, na segunda-feira.

Fonte: CNN

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade