Apesar do vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para todos os veículos ter sido em abril, o prazo final para o licenciamento dos veículos com placas terminadas em 1, 2, 3, 4 e 5 é 30 de junho. A fim de regularizar o licenciamento anual de 2023, é necessário quitar o IPVA, a taxa de licenciamento e quaisquer multas vencidas. Os proprietários de veículos com placas terminadas em 6, 7, 8, 9 e 0 têm até 31 de julho para realizar o pagamento do licenciamento, sendo que o documento de 2022 ainda é válido até essa data.
Considera-se que o veículo está devidamente licenciado quando todos os itens relacionados ao licenciamento forem quitados, desde que não haja nenhuma outra pendência que impeça o licenciamento, como a comunicação de venda sem transferência ou um recall pendente.
Recomenda-se que o proprietário verifique se o veículo foi efetivamente licenciado para o ano de 2023 acessando o site oficial do DetranRS e clicando no link “Consulta de veículo”. É importante confirmar se todos os débitos exigíveis foram pagos e se o veículo não possui nenhuma outra pendência ativa.
A emissão do Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) em papel-moeda, de cor verde, não ocorre mais em todo o país. Atualmente, o padrão é o documento digital, acessível por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Caso deseje, o proprietário ainda tem a opção de imprimir uma versão em papel A4 em qualquer impressora. Esse documento possui um código de verificação e é aceito pelas autoridades de trânsito em todos os países do Mercosul.
No site do DetranRS, é possível obter informações sobre como gerar o CRLV digital e imprimir o documento. Basta acessar o menu “Veículos” e selecionar a opção “Licenciamento”.
Com informações Ascom DetranRS